Mortes no RS aumentam para 136

De acordo com o boletim da Defesa Civil do RS, divulgado às 9h deste sábado (11), a chuva causou 136 mortes — são 10 a mais do que no balanço anterior, das 18h de sexta.

Pelo menos 756 pessoas se feriram. Há 125 desaparecidos — eram 141 no fim da tarde de sexta.  O RS tem 339.925 desalojados e 71.398 pessoas em abrigos.

A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul afetou 445 dos 497 municípios do Estado e causou mais de uma centena de mortes. O desastre climático ainda afetou o fornecimento de água tratada e de energia elétrica em centenas de milhares de imóveis. A chuva também levou o Guaíba ao maior nível já registrado, batendo o recorde de 5m35cm.

Nível do Guaíba

As medições do nível do Guaíba são realizadas de hora em hora, conforme divulgação da Defesa Civil estadual. O dado mais recente, das 11h15min deste sábado (11), mostra que o nível chegou aos 4m58cm. A medida divulgada anteriormente, de 4m70cm, foi gerada por um erro do sistema automático que registra o nível e está retificada. O registro mais alto foi de 5m35cm, às 5h30min de domingo (5).

Água

O boletim mais recente da Corsan informa 245 mil imóveis desabastecidos em 14 municípios. A maior parte dos atingidos está na Região Metropolitana, onde são 208 mil imóveis sem água. Na Região Central e no Vale do Rio Pardo são 31 mil. Na Serra e no Vale do Taquari, 4 mil. A Corsan projeta que no Interior o abastecimento seja normalizado ainda neste sábado, restando apenas problemas pontuais.

Em Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que duas estações de tratamento de água (Etas) seguem com operações suspensas. São elas ETA Moinhos de Vento e ETA das Ilhas. Além disso, as outras ETAs da cidade estão operando com capacidade reduzida.

Energia elétrica

Na noite de sexta-feira (10), eram 163,7 mil clientes da CEEE Equatorial sem energia elétrica. Na área da RGE, são 140 mil clientes sem luz, em boletim da manhã deste sábado.

Os dados são reunidos pela Secretaria de Comunicação, a partir de informações enviadas pelas secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, de Logística e Transportes, e da Educação.

Com informações, Gaúcha ZH

Leia também:

Homem é preso por roubo na rodoviária de Concórdia

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×