Novas plataformas digitais, novos meios de comunicação

Durante a pandemia do Covid-19, muitas foram as mudanças no cotidiano de todas as pessoas. Desde o foco dos pesquisadores científicos, que tiveram que focar na vacina contra o vírus, até mesmo na maneira como as pessoas saem de casa, ou seja, de máscara.

Nesse sentido, os meios digitais avançaram para novas formas de comunicação no espaço digital, sendo que não era mais possível se comunicar cara a cara.

Diversas plataformas como o Facebook, Instagram, WhatsApp e YouTube continuaram sendo muito utilizadas para a comunicação entre as pessoas. Todavia, elas começaram a dividir os espaço de comunicação com o Discord, Twitch, Telegram e TikTok.

Esses aplicativos têm as funções de enviar mensagens, realizar reuniões por voz e vídeo, postar imagens do dia a dia, dentre outras. Uma complementa a outra, criando uma variedade de opções para os usuários.

Ilustração: Catarina Pignato

Portanto, essa necessidade de inovar a comunicação digital que abriu portas para essas novas redes e permitiu que o público explorasse mais ainda o mundo virtual. Todavia não somente como forma de entretenimento mas também como fonte de renda. Quem poderia imaginar que jovens e adolescentes fariam dinheiro a partir de vídeos de danças e performances? Perceba que esse é um excelente exemplo da mudança que percebemos estar acontecendo

Enfim, a questão é que a tecnologia está no cotidiano da população em geral e ela estará cada vez mais presente. Então, é importante tentar entendê-la, além de aprender a lidar com a mesma, da forma que for interessante para cada um.

Com certeza muitas oportunidades estão surgindo a partir dessas ferramentas e facilitando as formas de gerar conteúdo. Para isso, é preciso ter paciência e resiliência para dar os primeiros passos no caminho da jornada digital.

Por fim, deixo aqui um questionamento, e você, o que está fazendo para adentrar nos novos meios de comunicação?

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas