Óbitos de bebês no Oeste de SC são esclarecidos

Nesta quinta-feira (09) houve uma coletiva no Hospital Dr. José Athanásio com Dr. Euclides Dall’Oglio (Diretor Técnico), Dr. Leonardo Falcão (Diretor Clínico) e também com o (Diretor Geral) Rodrigo Bet, esclarecendo à respeito dos quatro bebês que faleceram, três deles no Hospital de Campos Novos e o outro no Hospital de Concórdia.

Neste ano de 2022, até agora foram 288 nascimentos, com uma taxa de óbito de apenas quatro casos.

Dr. Leonardo explica sobre o que é uma morte fetal (morte uterina) e a morte de um recém-nascido. Esta última acontece após o nascimento do bebê. Os três casos que aconteceram nas últimas semanas foram mortes Intra-uterinas (mortes fetais), onde o bebê não morreu dentro do Hospital, morreu fora da unidade. A mãe ao chegar ao Hospital com dores, foi prontamente atendida pelo obstetra de plantão da maternidade que, constatando as alterações, providenciou os cuidados necessários, onde foi constatado a morte do bebê dentro do útero, o qual é chamada de morte fetal (Intra-uterina).

Dr. Leonardo deixa claro mais uma vez que essas mortes fetais Intra-uterinas tem diversas causas e não uma causa específica e tranquiliza a população de que a morte não ocorreu dentro do Hospital e sim fora, onde a mãe já chegou à unidade com seu bebê morto em seu útero.

Embora tenha circulado boatos nas redes sociais de que a morte dos bebês tenha sido por negligência médica ou falha da instituição, isso não passa de apenas boatos.

A equipe médica se solidariza com a população, também com as famílias que perderam seus bebês e sabe que é um momento muito difícil e delicado para a mãe e todos os envolvidos. “A expectativa do nascimento é muito grande, mas o resultado do nosso trabalho é consequência dos nove meses que se passaram”, explica o obstétra.

Realmente foi grande a repercussão, mas as autoridades estão atentas e também buscando esclarecimentos. Não é motivo para pânico, as mães gestantes não precisam se preocupar. Foram casos isolados e com suas próprias particularidades.

Dr. Euclides (Diretor Técnico) também se pronuncia e deixa claro, que dos 288 nascidos no hospital, esses 04 casos já chegaram com o diagnóstico do feto, foram mães que chegaram à unidade hospitalar, passaram pela triagem com a médica obstetra e nesse mesmo dia as mães relataram que não sentiam o movimento de seus bebês à dois, três dias. Em seguida a mãe foi imediatamente submetida à um ultra-som e só então constatado o óbito.

Mais uma vez o Sr. Rodrigo Bet, Dr. Euclides Dall’Oglio e também Dr. Leonardo Falcão tranquilizam à toda a população sobre esse assunto e também se solidarizam com a perda dos bebês dessas famílias e deixam claro, que a unidade está sempre pronta à atender à todos os pacientes, inclusive as gestantes, sempre com eficiência, responsabilidade e seriedade.

Com informações, Portal da Cidade

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×