A Polícia Civil de Concórdia, através da DIC/Fron, concluiu inquérito policial referente à 3ª fase da Operação “Yin-yang”, que visa combater a ação de uma organização criminosa oriunda do Estado de São Paulo, mas que já possui ramificações em todo o País.
Durante a instrução do Inquérito Policial, foi verificado que os 210 kg de maconha que foram apreendidos no dia 9 de maio de 2023, em Ipumirim, que os 87 kg de maconha e 12 kg de skank apreendidos no dia 18 de maio de 2023, em Xaxim, e os 130 kg de maconha apreendidos no dia 22 de maio de 2023, em Soledade/RS, estavam vinculados aos integrantes da organização criminosa investigada.
No dia 26 de junho deste ano foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva em Concórdia, um mandado de prisão preventiva em Chapecó e um mandado de prisão preventiva em Charqueadas/RS.
Durante a ação policial do dia 26 de junho de 2023, foi dado cumprimento a um mandado de busca e apreensão (internação) de um adolescente infrator – ordem judicial expedida pelo Juízo da Comarca de Chapecó, o qual fazia parte da organização criminosa investigada e havia participado do transporte do entorpecente apreendido em Soledade/RS.
No dia 1° de julho de 2023, mais uma integrante da organização criminosa investigada foi presa preventivamente, sendo que o mandado fora cumprido em Riachão das Neves/BA. Posteriormente, pelo fato de possuir um filho pequeno, ela teve a prisão preventiva convertida em domiciliar.
Ao final do Inquérito Policial, os 6 investigados e as 2 investigadas foram indiciados pela prática do crime de integrar organização criminosa, majorado pela participação de adolescente (art. 2º, § 4º, inciso I, da Lei nº 12.850/2013), tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, ambos majorados pelo envolvimento de adolescente (artigos 33 e 35, c/c artigo 40, inciso VI, da Lei nº 11.343/2006).
O Inquérito Policial foi encaminhado ao Poder Judiciário da Comarca de Concórdia.
Vale lembrar que, somente no ano de 2023, a Polícia Civil de Concórdia, por intermédio da DIC/Fron, já finalizou dois inquéritos policiais que resultaram no indiciamento de 17 pessoas (9 no primeiro Inquérito Policial, e 8 no segundo) pela prática do crime de integrar organização criminosa.

Informações PCSC








