No domingo, 16 de março, aconteceu um evento inédito no lago da Usina Hidrelétrica Itá, a 1ª Olimpíada Aquática Sustentável do rio Uruguai. O evento reuniu atletas amadores e profissionais, de três estados brasileiros, para remar por cerca de 10 km nas águas do lago. O percurso iniciou na Prainha de Itá, seguindo para o Porto Itá e as Torres da Igreja, da antiga cidade de Itá, hoje submersas pelas águas e um dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas, no município.

O evento buscou incentivar o uso sustentável do lago e a prática esportiva a partir do uso de embarcações não motorizadas, como por exemplo caiaques; canoas; prancha de Stand Up; bote; canoa havaiana; packraft; e jangada. Cerca de 130 remadores caíram nas águas. Individuais, em duplas ou coletivos, os participantes, de todas as idades, fizeram uma grande confraternização ao cruzar a linha de chegada. O evento não foi competitivo e os atletas ao final do percurso receberam uma medalha de participação e ainda concorreram a prêmios, entre eles o sorteio de dois caiaques.
A 1ª Olimpíada Aquática Sustentável do rio Uruguai foi uma promoção e realização do Consórcio Itá, com organização da Inspira Eventos e apoio do Destino Itá, Turismo de Itá, Belos FM, Academia Máxima Fit, Hotel Grand Suites Family Resort, Itá Thermas Resort e Spa, Itá Park Hotel, Aqua Parque, Itá Eco, Esporte e Pesca JJ e Empório do Mirtilo.