Outono inicia com previsão de pouca chuva para o Oeste de SC

O outono começa nesta segunda-feira (20), oficialmente às 18h25 (de Brasília), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação deve ter início em Santa Catarina ainda com “cara de verão”, com temperaturas altas e pancadas de chuvas, fazendo jus à sua característica de transição. As informações são do NSC Total.

O estado terá dias de sol e calor intenso ao menos até quarta (22), quando a passagem de uma frente fria e a presença de um cavado, como também é chamada uma área de baixa pressão, no Sul do Brasil provocam uma pequena diminuição das temperaturas, de acordo a Epagri/Ciram.

O outono ainda começará com chuva e temporais localizados, ao menos até o sábado (25), quando o tempo ficará mais seco, também de acordo com a autoridade meteorológica catarinense.

A estação de transição para o inverno tem previsão de terminar às 11h58 (de Brasília) do dia 21 de junho, segundo o Inmet. Ainda de acordo com a autoridade meteorológica brasileira, o verão em Santa Catarina teve chuvas acima e temperaturas ligeiramente abaixo da média histórica para o período.

Oeste com previsão de pouca chuva

“O que temos é uma perspectiva de pouca chuva, principalmente para o Oeste”. Essa é a principal previsão para o Outono em Santa Catarina, de acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, em entrevista ao Jornal FolhaSete.

Em termos de chuva, “espera-se que tenha chuva escassa e mal distribuída, ou seja, estiagem continua. Ainda neste mês, temos condição de chuva mais frequente nas regiões da grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Litoral Sul. Mas depois de março, a perspectiva é de chuva abaixo da média. Aqui no Oeste, nem mesmo esta quinzena de março ajudará”.

As temperaturas serão típicas para a época. “É um período de transição entre Verão e Inverno e teremos a chegada de massas de ar frio, principalmente mais a partir de abril. Por vezes, terão temperaturas próximas de zero grau, mais para próximo de maio. Não temos perspectiva de que seja nem mais frio, nem mais quente, mas sim um Outono normal em termos de temperaturas”.

Durante o Outono, terá a transição para a neutralidade no Oceano Pacífico. “O fenômeno La Niña, que já se estende por alguns anos, acabará. A água volta à normalidade no Pacífico Equatorial e por enquanto não teremos a influência nem da La Niña ou do El Niño. Há o indicativo de que possamos ter o El Niño mais para adiante, provavelmente durante a primavera. Mas isso depende de avaliações para que se confirme”.

Já sobre os fenômenos naturais, Gilsânia Cruz destaca que “em qualquer estação podemos ter incidência destas intempéries. A própria estiagem é uma situação que traz prejuízo para a região”.

LEIA TAMBÉM:

Incêndio atinge duas residências em Chapecó

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×