Você já se perguntou o que aconteceria se sua marca, seu negócio, o seu produto, tudo desaparecesse? Que falta o cliente sentiria? Desta forma, João Branco iniciou uma palestra em Concórdia/SC no HJ Conference, fazendo o público refletir. O especialista em marketing, com 25 anos de carreira, que já atuou com empresas de diversos setores como remédio, comida, shampoo e até absorvente, hoje ex-presidente do marketing do MCDonald’s, no qual trabalhou nos últimos 10 anos, trouxe lições e dicas valiosas para empreendedores de pequeno e médio porte.
Conheça seu cliente:
“Tenho certeza que você vende algo e você ama de verdade o seu produto, mas é necessário ir além. Não podemos começar a falar sempre das coisas legais e positivas, o cliente busca a realidade. Um exemplo: o MC não precisa ser a marca que mais entende de hambúrguer. Mas, sim, a marca que mais entende de quem come hambúrguer, o que é totalmente diferente. Você conhece de fato quem consome seu produto? Por que essa pessoa vai realmente na sua loja? Você precisa conhecer de cliente e não de operação padrão e apenas processos. Conheça seu cliente mais do que você conhece do seu produto”.
Entenda, é impossivel agradar todos os clientes igualmente:
“Dica bem prática: liga para 10 pessoas que adquirem muito seu produto e pergunta o porque eles compram de você? Se ele acha barato ou caro? Porque ele indicaria a sua empresa? A partir disso você vai descobrir que um grupo gosta muito de você e, o outro, nem tanto. Nem o MC que serve 2,5 milhões de clientes por dia no Brasil consegue agradar todo mundo. É impossível agradar todos os clientes, e está tudo bem”.
O que você faz pelo seu cliente?
“Fala do recheio ou da massa sequinha do pastel, daquilo que realmente faz a diferença para ele, o que faz de fato ele comprar algo de você e não do concorrente. Defina a coisa certa do ponto de vista de comunicação. Você precisa escolher sua proposta de valor. Às vezes, o cliente não quer saber sobre coisas simples. Eu vou ser o pijama mais confortável da sua vida, eu vou ser a cooperativa de crédito que não é só dinheiro é também preocupada com seus cooperados”.
João Branco, ex-CMO do MC, se apresenta no palco do HJ
Créditos: Marcos Terras
Obtenha consistência:
“Todo dia a toda hora. Se ficar chato, fala de diferentes formas. É assim que se constrói uma marca. Não podemos falar de tudo ao mesmo tempo. A consistência é capaz de te levar além do negócio interrelacional com o cliente, só de olhar a sua marca ele sabe. Você tem mais benefícios em ser consistente que ficar mudando no marketing”.
Dicas bônus:
“Marcas também choram. Vivemos com uma geração de clientes que gostam da verdade, de terminadas marcas e preferem coisas reais na comunicação e ligação. Peça desculpas para o cliente quando errar no marketing. Autenticidade continua sendo a chave do sucesso. Uma geração que espera que a sua marca seja sua amiga, e não o carro da pamonha. Não faça igual”.
O marketing por insistência está com os dias contatos, as pessoas começam a ter até raiva. Desmarketize-se seus clientes esta deixando rastros o tempo todo. Use os dados ao seu favor. O seu cliente está te contando o tempo todo nos diferentes canais suas preferências, então faça um marketing de quem se importa com pessoas. Melhore o indíce de satisfação dos clientes, traga depoimentos, isso mostra que você se importa.
Marketing não é empurrar seu produto, vender mais caro. Marketing não é nada disso. Marketing é servir, é dar só seu melhor, aquilo que você consegue fazer, é preencher o vazio, informar pra quem precisa o que só você consegue oferecer.
A palestra foi realizada em Concórdia/SC durante o evento HJ Conference, Conferência de empreendedorismo que encerra amanhã (28), com a participação de mais de 5 mil pessoas de 130 cidades de diversos cantos do Brasil.
Por: Fabi Passarin e Marjorie Suzin