A Secretaria de Saúde de Concórdia, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, promove anualmente a campanha de conscientização do Setembro Amarelo, dedicado aos cuidados com saúde mental, prevenção de suicídio e valorização da vida. Nesta quinta-feira, 28, na Casa da Cultura, foi realizada uma palestra sobre saúde mental.

O tema “Com sua mente em paz, você pode mais. Cuide da sua saúde mental”, foi debatido por um psiquiatra, uma psicóloga e terapeuta ocupacional e contou com a presença de alunos de instituições de ensino, pacientes atendidos no CAPS, autoridades e público convidado. A conversa informal também envolveu dinâmicas e momentos de descontração.
O CAPS preparou atrações especiais para recepcionar o público. Uma apresentação musical interpretada por integrantes do CAPS, sob coordenação do professor do setor e uma roda de capoeira.

O Setembro Amarelo chama atenção para um grave problema que é a saúde mental e a triste realidade do suicídio. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, e a falta de cuidados com a saúde mental está associada a praticamente 100% dos casos.

Leia também: