Para conter coronavírus, SC terá novas restrições por 15 dias

Em reunião chamada pelo Governo do Estado de Santa Catarina que encerrou por volta das 16 horas desta terça-feira, 23, ficou estabelecido que será baixado um novo decreto estadual impondo novas medidas restritivas em função do avanço dos contágios do novo coronavírus. Nesta terça-feira o Estado deverá ultrapassar a marca de 7.000 mortes em função da Covid-19.

O decreto ainda está sendo elaborado pelo procurador geral do Estado, porém, alguns pontos já estão sendo conhecidos como restrição de ocupação no transporte coletivo em 50%; restrição de circulação e funcionamento de atividades não essenciais a partir da meia noite até às 6 horas. Outro ponto é restringir as atividades de lazer em 25% de ocupação. Os detalhes serão definidos no decreto.

Participaram da reunião além do governador Carlos Moisés (PSL) e dirigentes do Estado, integrantes do Ministério Público, o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (MDB), deputados e prefeitos. Na reunião 10 prefeitos das maiores cidades se manifestaram e foi fechada questão num regramento que terá validade para todo o Estado.

Em entrevista à Rádio CBN de Florianópolis, às 16 horas, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM) adiantou superficialmente as principais definições, que ainda estão passando pelos regramentos, o que ficará claro no decreto que será editado. Este decreto terá validade a partir desta quarta-feira, 24, com validade para 15 dias e terá validade para todo o Estado.

Além das medidas restritivas, as autoridades também definiram ações como o fortalecimento das fiscalizações. O governo do Estado garantiu a destinação de 500 policiais militares só para esta função, apoiados por forças de seguranças municipais. Nos municípios também acontecerá a ampliação das testagens e investimento por mais leitos de UTI. Cada município também terá que ampliar a oferta de linhas de ônibus, visto que a lotação será reduzida (hoje é de 75%).

Decisões de fechamento de atividades no horário comercial e o chamado lockdown não foram acatadas, por enquanto. Já atividades recreativas e de eventos como baladas, shows etc, estão proibidas. Este INFORME FLORIPA segue acompanhando a situação e divulgará quando o decreto completo foi publicado e divulgado pelo Governo do Estado.

Portal Informe Floripa

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×