Pelé, Rei do Futebol, é o legado

Pelé é a perfeita associação à bola e ao futebol. O nome que rima com gols, genialidade, vitórias e títulos. Pelé é a combinação justa com humildade, união e equipe. A tradução certa de recordes, socos no ar e alegrias do torcedor. Pelé foi maior que o Santos F.C. e a Seleção Brasileira, as duas equipes em que desfilou o seu brilho.

Pelé, o auge na Copa do Mundo de 70 no Mèxico

Por estas coisas aleatórias da vida, cheguei no começo dessa tarde de quinta-feira, dia 29, em Santos, no litoral paulista, que a gente pode chamar também de “terra do Pelé”. Aqui ele está em muitos lugares, mas principalmente na memória dos que o viram jogar.  A poucas quadras de onde estou, mora dona Carolina Arantes, mãe de Pelé. Ela completou 100 anos no dia 20 de novembro.

Nesta sexta-feira vamos conhecer o Museu do Pelé, no Largo Marquês de Monte Alegre, e o Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, na Baixada Santista. E na terça-feira, dia 3, depois do velório de um dia e meio, será feito o cortejo do corpo de Pelé por ruas de Santos, incluindo o Canal 6, onde mora dona Carolina. Aqui, da minha sacada, na Avenida Epitácio Pessoa, vou me despedir do gênio que vi brilhar na Copa do Mundo de 1970, quando o Brasil conquistou o Tricampeonato. A Copa foi a primeira transmitida em cores, mas nós, meninos do Seminário Sagrada Família, em Santo Ângelo/RS, ficamos felizes em assistir as vitórias do time de Pelé, Gérson, Rivelino, Jairzinho, Tostão e companhia, em um modesto aparelho em preto e branco.

Jamais vou esquecer a classe, a inteligência, a força e o ímpeto de Pelé. Não vou esquecer do gol de cabeça contra a Itália, na decisão do Mundial de 70, e o passe perfeito para o gol do capitão Carlos Alberto, no fechamento do placar de 4 x 1. E também não vou esquecer do gol de pênalti, contra o Vasco, no dia 19 de novembro de 1969, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Ouvi o lance pelo rádio. Sob os olhares do Brasil e do mundo, Pelé colocou a bola na marca fatal e bateu no canto esquerdo do goleiro Andrade. Foi o milésimo gol do Rei do Futebol.

Morreu Édson Arantes do Nascimento, que deu Pelé, o Rei do Futebol, como legado para o futebol, o Brasil e o mundo.

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×