Plano de Ação visa implantação de nova barragem em Concórdia

Foi publicado o Edital de Tomada de Preços para licitação de empresa especializada para elaboração do Plano de Ação Emergencial, Estudo de Ruptura Hipotética e imagem de satélite MDT para implantação da segunda barragem de contenção de cheia de Concórdia.

Conforme edital lançado pela prefeitura, o intuito é de atender a legislação vigente e a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

O prefeito Rogério Pacheco informou que os estudos também irão atender a solicitação do IMA, o qual é necessário o desenvolvimento de Estudos Hipotéticos de Ruptura da Barragem Projetada, bem como, o Plano de Ação Emergencial, sendo fundamental para elaboração destes a aquisição e utilização de imageamento de satélite com MDT, visando a melhor simulações das condições conforme cotas de níveis da cidade.

Segundo o secretário de Planejamento, engenheiro Daniel Faganello, essa metodologia deverá suportar importantes questões para gestão da barragem como a sua classificação em relação ao seu potencial de dano ambiental, os limites da mancha de inundação, abrangência do Plano de Ação Emergencial (PAE), além das vedações quanto à implantação de novos empreendimentos.

A Administração Municipal de Concórdia encaminhou o projeto de implantação da segunda barragem no rio dos Queimados, acima da existente, no Plano 1000, do Governo do Estado. Orçada atualmente em R$ 6 milhões, a prefeitura aguarda a publicação de portaria do Estado autorizando a transferência dos recursos para licitar a execução.

A barragem atual (esquerda) e a nova barragem projetada (direta)

Veja mais informações no Portal Belos F7

Polícia Civil elucida mais um homicídio em Chapecó

Sopelsa destaca importância de novas viaturas para a Polícia Militar

Justiça nega pedido de novo exame mental em autor de chacina

Condutor de moto morre em acidente no Oeste

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×