Uma abordagem policial gerou polêmica na noite deste domingo (24) em Xanxerê. Policiais abordaram pais de atletas de oito a 13 anos que comemoravam o retorno de uma competição em Joaçaba.

Em um vídeo publicado pelo portal Tudo Sobre Xanxerê, é possível ver um policial chutando um homem caído no chão durante a abordagem. A Polícia Militar divulgou nota afirmando que irá investigar possíveis abusos.
Conforme o Tudo Sobre Xanxerê, pais de atletas da categoria de base do Tabajara Futebol Clube usaram as redes sociais para denunciar a abordagem da Polícia Militar aos integrantes da carreata que foi formada para comemorar a volta das crianças.
Conforme relatos e vídeos que circulam desde a noite de domingo (24), alguns pais se reuniram em frente ao Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, no alto da Avenida Brasil, para esperar os filhos que haviam ido representar o município em Joaçaba. Depois eles teriam seguido o ônibus em carreata até que foram abordados, ainda na Avenida Brasil.
Uma testemunha publicou uma nota nas redes sociais em que afirma que os pais faziam um buzinaço quando foram abordados pelos agentes da Polícia Militar. Uma mulher relatou que foi jogado gás de pimenta nos participantes da carreata.
Escolinha do Tabajara Futebol Clube divulga nota
Na manhã desta segunda (25), a Escolinha de Futebol Tabajara emitiu uma nota de repúdio sobre a abordagem da Polícia Militar de Xanxerê.
Conforme a nota, os pais dos atletas, que tem entre oito e 13 anos, se reuniram na frente do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê para celebrar a volta das crianças, que conquistaram duas taças de campeão regional e uma de vice campeão em uma
competição em Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A nota diz que os pais pretendiam fazer uma carreata para acompanhar o ônibus dos atletas até o estádio do Tabajara. Logo no início do trajeto, porém, os carros foram abordados pela PM que, conforme a nota, agrediu os pais e usou spray de pimenta. O clube termina a nota dizendo que a ação foi “totalmente desnecessária” e espera que os fatos sejam apurados e os culpados identificados e punidos.
Pronunciamento da Polícia Militar
A PM divulgou uma nota de esclarecimento nesta segunda (25). Conforme a publicação, a ocorrência foi registrada por volta das 20h34 no bairro Tonial após uma denúncia de perturbação.
Segundo a nota, a PM abordou um carro cujo condutor, de 39 anos, estava cometendo infrações e aparentemente embriagado. A Polícia afirma que, durante a abordagem, houve desobediência e resistência contra os policiais.
A nota também diz que os agentes foram agredidos e que utilizaram da força física para conter o autor, que tem 11 passagens pela Polícia, inclusive com histórico de agressão a agentes da PM. A corporação encerra a nota dizendo que, com relação às imagens que circulam nas redes sociais, irá apurar os fatos “para a verificação da existência ou não de excessos por parte dos policiais militares”.
Com informações DI Regional