Na manhã desta terça-feira, guarnições do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental com apoio do 2º Batalhão de Polícia Militar da Fronteira, cumpriram oito mandados de busca e apreensão em Chapecó e região.
As ações visam à proteção do meio ambiente, tem foco no combate ao comércio de aves silvestres, prevenção à caça, crimes relacionados ao tráfico de drogas e a posse e porte ilegal de armas de fogo e ao tráfico de drogas em conexão.
Foram feitas diversas buscas e fiscalizações. Uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma de fogo, inclusive a arma era objeto de furto no estado do Paraná. Aproximadamente 15 celulares foram apreendidos. Os proprietários desses celulares participavam de grupos em aplicativos de conversa onde praticavam condutas ilícitas.
Inúmeras aves irregulares foram encontradas em cativeiro e foram apreendidas para uma destinação adequada. Dentre elas, azulões e trinca-ferro.
Combater o tráfico de animais silvestres e a caça requer esforços coordenados, educação ambiental e a conscientização sobre os impactos negativos dessa prática tanto para a natureza quanto para a sociedade. A Polícia Militar de Santa Catarina está fechando o cerco dessas atividades criminosas para manutenção da flora silvestre e do meio ambiente.