Polícia Civil alerta para os diferentes tipos de golpes aplicados por bandidos

A Polícia Civil de Santa Catarina lançou recentemente um guia para orientar a população a se proteger de golpes, que inclusive cresceram 150% no período da pandemia.

A equipe de jornalismo da Belos FM/Portal Belos F7 Digital traz a partir de hoje, alguns exemplos de golpes que estão sendo praticados pelos bandidos em nosso estado.

Golpe do perfil falso
Pelo aplicativo do WhatsApp, por exemplo, há o golpe do perfil falso.
Os criminosos vinculam uma imagem de perfil da vítima, geralmente retirada do seu próprio perfil de WhatsApp ou redes sociais. Com uma conta falsa, eles se passam pela vítima e solicitam dinheiro para amigos, familiares e conhecidos.

Como prevenir?
– Ajuste a visualização da imagem da conta do WhatsApp apenas para contatos autorizados;
– Fique atento a mensagens de conhecidos ou familiares solicitando depósito e/ou transferências bancárias (ainda mais se for em nome de terceiros);
– Desconfie de contas com fotos de conhecidos, mas com números diferentes;

O que fazer?

Registrar um Boletim de Ocorrência e denunciar ao WhatsApp através do e-mail: [email protected] Também é possível denunciar clicando no número do golpe, clicar no campo “Dados do contato” e clicar em “denunciar”. – Avisar familiares e conhecidos, no caso de detectar que estão utilizando seu nome para aplicar o golpe.
Este golpe não se trata de clonagem de WhatsApp; a vítima não deixa de ter acesso ao seu aplicativo; os criminosos utilizam um número diferente, com a foto da vítima para se passar por ela.

PC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui