Polícia Civil de Chapecó finaliza inquérito de homicídio ocorrido em novembro

Francisco Dalla Costa, de 16 anos, era atleta da Escola do Grêmio – Foto: Escola do Grêmio

A Polícia Civil concluiu nesta quarta-feira, 1º, o inquérito policial que investigou a morte de Francisco Dalla Costa, de 16 anos. O adolescente foi atropelado na madrugada do dia 20 de novembro na linha Rodeio Chato, no interior de Chapecó. A investigação ocorreu por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Fronteira de Chapecó.

Conforme a investigação, o motorista, de 25 anos, atropelou de forma intencional Francisco e outro jovem de 16 anos que foi socorrido e segue se recuperando. A Polícia informou ainda que o autor segue preso e foi indiciado por um homicídio consumado e um homicídio tentado. A pena pode variar de 6 a 20 anos. O inquérito policial foi enviado ao Poder Judiciário e seguirá os trâmites legais.

Relembre o caso

O atropelamento de Francisco e outro adolescente ocorreu enquanto eles  seguiam em direção a uma festa. Momentos antes do atropelamento o motorista teria se envolvido em uma briga por ciúmes durante uma festa em um clube.

Segundo o delegado que investiga o caso, Thiago de Oliveira, testemunhas disseram ele estava sob o efeito de bebida alcoólica e drogas.

“Testemunhas relataram que ele bebeu muito e também foi visto usando droga, ocasião em que teria iniciado uma discussão porque alguém supostamente olhou para sua namorada. Em decorrência disso foi desferir um soco em um dos aniversariantes, porém acertou o pai deste, iniciando uma confusão generalizada”, relatou Oliveira.

Em seguida, por volta das 3h, o suspeito deixou a festa em um carro Renault/Sandero de cor prata. Antes disso, segundo a investigação, deu um chute no veículo da mãe do aniversariante, quebrando o para-choque, e depois entrou no seu próprio carro para fugir.

“O suspeito teria tentado atropelar outras pessoas ainda nas dependências da festa, quando então teria mencionado que sairia atropelando “todo mundo”, e que sairia para buscar uma arma, pois “mataria todo mundo”, detalhou Oliveira.

Naquele momento, sete jovens caminhavam na lateral da rua em direção à mesma festa quando foram surpreendidos pelo veículo. “Ele entrou na contramão repentinamente e atropelou os jovens. Alguns conseguiram fugir, mas os dois de 16 anos foram atingidos”, complementou o delegado. “O veículo utilizado para a prática da infração penal em nenhum momento tentou a frenagem, nem antes e nem após atingir as vítimas.”

O motorista estava sozinho no carro e fugiu sem prestar socorro às vítimas. O homem se apresentou com advogado na Delegacia de Polícia Civil no dia 21 de novembro e foi preso preventivamente. Em seu depoimento, conforme a polícia, alegou que “as pessoas entraram no meio da pista, não viu e fugiu após ter ficado com medo.”

O homem tem antecedentes criminais por resistência e desacato. A polícia trata o caso como homicídio doloso e tentativa de homicídio. 

Portal ND+

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×