Conforme informações da Polícia Militar, a partir da sexta-feira, 4 de outubro, haverá policiais escalados especificamente para atender ocorrências relacionadas as eleições, se estendendo o reforço até a madrugada de domingo para segunda. Só no domingo, 6 de outubro, serão mais de 70 policiais trabalhando na área do 20°BPM.
Até esta quarta-feira, 2, a PM não teve registros de infrações eleitorais nos municípios da região. As principais denúncias atendidas pela Polícia Militar em anos anteriores são as compra de voto e transporte de eleitores.
Já a Polícia Civil intensificará sua atuação em todos os municípios da 14ª Região Policial durante o período eleitoral, segundo a delegada regional, Ediana Person. As delegacias de cidades como Concórdia, Irani, Presidente Castello Branco, Peritiba, Alto Bela Vista, Itá, Arvoredo, Lindóia do Sul, Arabutã, entre outras, serão abertas no próximo domingo, das 8h às 18h.
Além disso, uma equipe de pronto atendimento estará de plantão a partir desta sexta-feira, dia 4, preparada para agir em casos que envolvam crimes eleitorais em toda a região.
No âmbito estadual, a Polícia Civil conta com a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, que está focada na investigação de delitos eleitorais praticados pela internet, além do Centro de Apoio à Atividade de Polícia Judiciária, que dá suporte às operações externas para as eleições de 2024. Conforme a delegada, operação tem como objetivo garantir a segurança e a legalidade do processo eleitoral, oferecendo uma estrutura completa para atender eventuais ocorrências, reforçando o compromisso das autoridades com a justiça e a ordem pública durante esse período em que os eleitores das cidades irão às urnas.
Informações Belos/Atual