Prefeituras da Amauc anunciam medidas para auxiliar região afetada pelas cheias no RS

Prefeituras da Amauc anunciam medidas para auxiliar região afetada pelas cheias no RS

As prefeituras da região do Alto Uruguai Catarinense vão organizar uma força-tarefa para auxiliar as cidades que foram fortemente atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Ajuda foi discutida durante reunião virtual extraordinária, que contou com a participação de prefeitos, assessores jurídicos e de Defesa Civil de cada uma das 14 prefeituras da microrregião, na tarde da terça-feira, dia 14.

Durante o encontro, os gestores fizeram um balanço das ações que já foram realizadas em cada município em prol dos atingidos pelas cheias no vizinho estado. Além de iniciativas da comunidade civil para arrecadação de água, alimentos e materiais de limpeza e higiene, elas também vêm consistindo no envio de voluntários para as cidades afetadas para o auxílio daquelas comunidades. Desde o início das arrecadações, quase 50 caminhões com ajuda humanitária de toda a Amauc já foram enviados ao Rio Grande do Sul.

Na reunião online da terça, os gestores decidiram que o auxílio das prefeituras da região consistirá com a cessão de máquinas, equipamentos e caminhões para auxiliar no trabalho de limpeza dessas cidades. Algumas prefeituras da Amauc demonstraram predisposição com o envio de recursos financeiros para a contratação de horas-máquina para ajudar na reconstrução de espaços públicos, mediante autorização do Tribunal de Contas do Estado.

Alguns prefeitos da região já se deslocaram e se encontram nos municípios afetados como Paulo Deitos (Peritiba), Luciano Altenhofen (Xavantina) e Clemor Battisti (Itá). Integrantes da Amauc e do CIS Amauc também estiveram recentemente na área atingida, através de uma caravana solidária para auxiliar nesta ajuda humanitária. Nos próximos dias, outros gestores da microrregião estarão se dirigindo para essas cidades para averiguar a situação e conversar com as autoridades locais.

O envio de servidores municipais como enfermeiros e psicólogos para dar suporte aos moradores dessas áreas também poderá ocorrer em breve. Além desse apoio técnico e logístico, as prefeituras da Amauc também continuarão levando alimentos, água e materiais de higiene e limpeza, conforme a necessidade dos habitantes dessas cidades.

Nesse momento, a ajuda das prefeituras do Alto Uruguai Catarinense será direcionada para a região compreendida pelas cidades de Muçum, Roca Sales, Encantado e adjacências, que passaram por duas cheias nos últimos dias e já se encontram na fase de reconstrução.

Leia também:

SC-355 entre Catanduvas e Jaborá será interditada para obras nesta quinta-feira, 16

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×