Na manhã desta sexta (28), o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Sergio Rodrigues Alves, esteve no auditório da ACIC. Na oportunidade, o líder dialogou com a diretoria da entidade, ressaltando bandeiras defendidas pelo empresariado em níveis estadual e federal.
Entre as pautas destacadas, esteve o setor de infraestrutura. Neste sentido, o presidente reiterou o compromisso da FACISC com ações importantes para o desenvolvimento regional – uma delas, a revitalização da SC-283 (bandeira da ACIC), obra cuja continuidade será muito relevante para o futuro da região. Por enquanto, somente dois trechos estão com os trabalhos em andamento: Concórdia/Arabutã e Chapecó/Arvoredo. Os demais trechos: Arabutã/Seara e Seara/Arvoredo não estão em execução.
Outras bandeiras defendidas pela ACIC na área de infraestrutura são: a pavimentação do acesso ao Parque de Preservação Fritz Plaumann (Sede Brum). No final do ano passado, o então presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, defendeu a destinação de parte dos recursos das sobras da ALESC ao asfaltamento até o Parque. A ACIC defende que esses recursos sejam disponibilizados para essa importante obra.
Além disso, a ACIC levantou durante a reunião com o presidente da FACISC, a preocupação quanto à continuidade das obras na Rua Tancredo Neves. Os investimentos foram assegurados pelo Governo anterior, porém, há rumores que, por falta de recursos, os trabalhos poderiam ser paralisados. O presidente da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, colocou-se à disposição para reforçar os pleitos regionais juntos às esferas governamentais. Argumentou que a infraestrutura é prioridade para a FACISC e destacou o empenho da Federação também para com as melhorias nas rodovias federais que cortam a região.
Além da discussão sobre avanços nas rodovias do estado, o presidente também abordou o fortalecimento das Associações. Neste sentido, foi mencionado o apoio à sustentabilidade de cada uma, fortalecendo-se dia após dia sob a atual gestão. “As Associações estão tendo vida própria, e com elas crescendo, nós crescemos juntos”, destaca.
Ainda no encontro, Alves parabenizou a ACIC pelos 65 anos de atuação e sua trajetória construída no Alto Uruguai Catarinense, enfatizando a participação feminina aqui e em todas as demais Associações. Outro fator citado foi a questão econômica, aspecto que gera preocupação no país e apontando para uma expectativa de melhorias no próximo semestre.
Conforme o líder, é de suma importância uma reforma administrativa no país e, ainda, independência do Banco Central. Para a ACIC, a presença do presidente da FACISC trata-se de uma grande oportunidade de compartilhamento e geração de novas ideias propositivas.