Um novo episódio de instabilidade trará chuva localmente forte e potenciais temporais com granizo isolado no Sul do Brasil entre esta quinta (6) e a sexta-feira (7). A instabilidade vai afetar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, diz o Metsul (metsul.com).
Pontos de Santa Catarina e do Paraná também devem ter acumulados expressivos. Na previsão desta noite de quarta-feira (5), o Jornal Nacional (TV Globo) citou a possibilidade de Concórdia, em Santa Catarina, ser um desses pontos de ocorrências mais fortes. O Metsul reforça que as áreas de precipitação volumosa neste dois dias serão menores, portanto atingindo um menor número de cidades.
A tendência é de pontos isolados terem chuva expressiva com potencial de acumular 50 mm a 100 mm em menos de 48 horas e com marcas isoladas superiores a 100 mm.
A instabilidade vai avançar durante esta quinta para diversas regiões de Santa Catarina e parte do Paraná. Na sexta, a chuva atinge ainda diversos pontos dos três estados do Sul. As nuvens mais carregadas e com potencial de trazer temporais isolados atuam na sexta sobre os territórios catarinense e paranaense.
Este não será um evento de alto risco de tempo severo e não se antecipa temporais generalizados. Ao contrário, o risco de tempestades será muito localizado e maior em Santa Catarina e no Paraná. Embora não se possa descartar vento forte isolado, o potencial será maior para queda localizada de granizo, detalha o Metsul.