Previsão: fim de semana com mudança no tempo

Começou a chover nesta sexta-feira, 24, na região de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. As precipitações avançam pelo estado e também pelo oeste de Santa Catarina e do Paraná. Nesses dois últimos estados, o volume não será muito significativo. No centro e noroeste gaúchos, os acumulados podem chegar a 30 milímetros.No litoral da região Sul as rajadas de vento podem chegar a 60 km/h.

No domingo, 26, o destaque passa a ser o frio, com chance de geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. “Essa geada não atinge áreas vulneráveis de milho do Paraná e é bem-vinda para o trigo, que estava passando dificuldades por conta das altas temperaturas”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Já na região central do Brasil, o tempo continua seco favorecendo a colheita de diversas culturas. Por outro lado, podemos ter o aumento das queimadas, com destaque para a região do Cerrado e Pantanal. No Nordeste, chuvas fracas a moderadas na faixa leste. No Norte, a chuva fica no extremo norte.

Na próxima semana, teremos outro sistema frontal, que se forma na segunda-feira, 27. “Esse sistema é mais forte do que o atual e traz chuvas mais intensa”, diz Oliveira. Segundo ele, o deslocamento lento desta frente fria vai fazer com que o Sul tenha mais dias de chuva, o que vai paralisar as atividades de campo. Em relação ao frio, ele deve ficar mais restrito ao Rio Grande do Sul. “Não há previsão de amplitude de frio para os próximos 15 dias”, finaliza.

Fonte: Canal Rural

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui