Regional de Concórdia adere à greve da Celesc

O gerente regional da Celesc, Gilvan Menosso, confirmou na manhã desta quarta-feira, 29, que parte dos funcionários regionais aderiu à greve estadual. Ele não soube precisar o número de trabalhadores, mas disse que a maioria está em greve. A Intercel (Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina), coletivo de sindicatos que representam os trabalhadores da Celesc, anunciou nos últimos dias, que paralisaria as atividades nesta quarta-feira, em forma de protesto à condução da diretoria da empresa durante as negociações para acordo coletivo de um novo plano de saúde.

Ainda de acordo com o gerente regional, a Celesc está organizada para manter o atendimento mínimo necessário. Além disso, os canais online estão ativos. A expectativa é que não haja prejuízos à população. “Essas paralisações são avisadas com dias de antecedência e a Celesc se prepara. Também hoje o clima está calmo o que também facilita”, disse.

O que diz a Celesc

Por meio de nota, a Celesc informou que o assunto é debatido em conjunto, desde 2019, entre empresa, sindicatos, fundação Celos (Celesc de Seguridade Social) e Consultoria Atuarial contratada, “conforme cláusula no Acordo Coletivo de Trabalho”.

A companhia alega que o passivo atuarial – valor necessário para pagar todos os benefícios – da empresa ultrapassa os R$ 2 bilhões, sendo um “risco ao negócio e à concessão da Celesc”, esclarecendo que mais da metade do valor é para pagamento de plano de saúde.

Informações da Rádio Rural

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×