qui, 27 ago 2026, 20:35:13

Santa Catarina deve ter chuvas intensas entre o domingo e a segunda-feira

O fim de semana será marcado por uma mudança significativa nas condições do tempo em Santa Catarina. A partir desta sexta-feira (28), há possibilidade de temporais com granizo e ventos fortes. Já no domingo (30) e na segunda-feira (31), a chegada de uma frente fria deve provocar chuva mais abrangente e persistente, com acumulados que podem superar 200 milímetros no Planalto Sul e no Litoral Sul.

Na sexta-feira, os temporais devem ocorrer de forma mais localizada, principalmente entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Nessas áreas, há risco de chuva intensa em curto período, rajadas de vento e queda de granizo.

Essas condições podem provocar destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Temporais avançam pelo Estado no sábado

No sábado (29), as instabilidades devem avançar para as demais regiões de Santa Catarina. Os temporais passam a ocorrer de maneira mais abrangente, com maior atenção entre o Meio-Oeste e as regiões litorâneas.

O risco de ocorrências relacionadas ao vento forte e ao granizo permanece, especialmente para danos em estruturas, interrupções no fornecimento de energia elétrica e obstrução de vias.

“É um fim de semana que exige atenção porque teremos dois momentos distintos. Primeiro, a atuação de temporais, com vento forte e granizo, e depois a chegada de uma frente fria, que favorece chuva mais abrangente e persistente. Por isso, é importante acompanhar a atualização dos alertas e evitar situações de exposição durante os temporais”, explica o meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Caio Guerra.

Chuva intensa preocupa entre domingo e segunda-feira

A partir de domingo, a atuação de uma frente fria que avança lentamente pelo Estado deve mudar o padrão do tempo. A chuva passa a ocorrer de forma mais abrangente e persistente, com possibilidade de volumes elevados.

O período de maior atenção será entre domingo (30) e segunda-feira (31). Os acumulados podem superar 200 milímetros no Planalto Sul e no Litoral Sul.

No Grande Oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os volumes previstos podem chegar a 100 a 150 milímetros.

A chuva persistente aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e outros transtornos, principalmente em áreas que já apresentam problemas de drenagem ou que são mais suscetíveis a ocorrências.

A posição da frente fria ainda pode apresentar pequenas variações nos próximos dias. Caso o sistema avance mais para o norte, a distribuição da chuva poderá mudar e resultar em volumes mais expressivos também em outras regiões catarinenses.

Calor na sexta e temperaturas mais amenas na próxima semana

A sexta-feira (28) será marcada pelo calor em grande parte do Estado, com temperaturas máximas entre 26°C e 31°C.

No sábado, a nebulosidade e o avanço das instabilidades devem reduzir as temperaturas no Planalto Sul, Litoral Sul e em parte da Grande Florianópolis, onde as máximas não devem superar os 20°C.

Nas demais regiões, especialmente no Norte do Estado, o calor persiste, com temperaturas acima de 25°C durante a tarde.

No domingo e na segunda-feira, o predomínio de chuva e nebulosidade mantém as temperaturas mais amenas, com máximas próximas de 20°C em grande parte de Santa Catarina.

A tendência é de melhora gradual do tempo a partir de terça-feira (1º), embora algumas regiões ainda possam registrar chuva ou resquícios de instabilidade no início do dia.

Depois disso, a previsão indica predomínio de tempo firme em Santa Catarina, com novas mudanças previstas apenas para o fim de semana seguinte.

Como se proteger durante os temporais

A Defesa Civil orienta a população a tomar alguns cuidados durante o período de instabilidade:

  • Durante os temporais, procure um local seguro e permaneça longe de árvores, placas, postes e estruturas que possam ser atingidas ou derrubadas pelo vento;
  • Em caso de granizo, permaneça em local protegido e evite áreas externas;
  • Durante episódios de chuva intensa, não atravesse ruas alagadas, seja a pé ou de veículo. A força da água pode arrastar pessoas e automóveis, além de esconder buracos e outros obstáculos;
  • Retire de áreas externas objetos que possam ser levados pelo vento;
  • Mantenha calhas e sistemas de drenagem limpos;
  • Em caso de falta de energia elétrica, não se aproxime de fios ou cabos que tenham caído;
  • Acompanhe as atualizações da previsão do tempo e os alertas oficiais da Defesa Civil.

Saiba como receber os alertas da Defesa Civil

A população pode receber informações e alertas sobre situações de risco por diferentes canais:

SMS: envie o CEP para o número 40199.

WhatsApp: envie o CEP para (61) 2034-4611.

Defesa Civil Alerta: o sistema utiliza a tecnologia Cell Broadcast para enviar mensagens diretamente aos celulares que estejam em uma área de risco. Diferentemente do SMS, não é necessário fazer cadastro para receber esse tipo de alerta.

A Defesa Civil também disponibiliza notícias, orientações, informações meteorológicas e ações por meio do canal oficial no WhatsApp “DEFESA CIVIL SANTA CATARINA”.

Em caso de emergência, o telefone da Defesa Civil é 199.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas