Santa Catarina inicia semana com onda de frio e chances de chuva congelante

queda nas temperaturas poderá trazer chuva congelada e congelante na Serra catarinense nos próximos dias. O motivo é o avanço de uma frente fria e a aproximação de uma massa de ar frio que fará os termômetros despencarem em todas as regiões, além da predominância de chuva, que pode trazer riscos de alagamento, segundo a Defesa Civil.

Foto: Tiago Ghizoni/DC

A mudança no tempo inicia neste domingo, 11, onde as temperaturas apresentam um declínio acentuado em todas as cidades que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil, há previsão de chuva com risco de alagamentos pontuais na região Sul. Também são esperadas rajadas de ventos de moderada a forte intensidade, o que causa agitação no mar.

Porém, o frio deve começar a ser mais intenso na segunda-feira, 12. Conforme o órgão estadual, as máximas não devem passar de 12ºC em todo o Estado. Além disso, o dia amanhece com chuva, principalmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte, onde ela deve ser mais persistente e volumosa, trazendo risco para a possibilidade de alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

A Defesa Civil não descarta, ainda, a possibilidade de chuva congelada e congelante na Serra catarinense devido a umidade e ao frio. O primeiro fenômeno ocorre quando a gota já vem congelada no meio do caminho, enquanto o segundo ocorre quando a água congela ao tocar no solo frio.

A neve, no entanto, segue descartada. Também há chances de congelamento de pista em alguns pontos.

Informações NSC

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×