sex, 7 nov 2025, 17:44:39

Santa Catarina realiza dia D de mobilização contra a dengue neste sábado e ações seguem ao longo do mês

O Estado de Santa Catarina, em parceria com os municípios, realiza neste sábado, 8, o dia D de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ao longo do ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já vem realizando ações de combate, que se intensificaram com a mobilização iniciada no dia 27 de outubro e seguem ao longo do mês de novembro.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), o objetivo da ação é intensificar as medidas de prevenção e controle do vetor em todo o estado. Além disso, reforçar a importância da participação da população no combate aos criadouros do mosquito.

O engajamento de todos é essencial para conter a disseminação das doenças. “O controle do mosquito Aedes aegypti depende de uma ação contínua e coletiva. Pequenas atitudes, como eliminar recipientes que acumulam água, podem evitar a proliferação do mosquito e proteger vidas”, destaca o diretor da DIVE, João Augusto Fuck.

Com a chegada do período de temperaturas mais altas e chuvas frequentes, a atenção deve ser redobrada. O Dia D faz parte das ações de enfrentamento às arboviroses previstas para a temporada 2025/2026, com foco na mobilização social e fortalecimento das estratégias de vigilância nos municípios.

Aliado a isso, a SES continua realizando ações estratégicas para eliminar o mosquito. Uma das iniciativas foi a aplicação de inseticida com a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) nas dependências do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e no Batalhão da Polícia Militar, além de outras ações que serão realizadas ao longo do mês. Até o momento, mais de 440 profissionais já foram treinados para realizar a aplicação do produto, abrangendo 195 municípios catarinenses.

Também, entre os dias 04 e 05 de novembro, foi realizado mais uma edição do Seminário Estadual das Arboviroses Urbanas em Santa Catarina. O encontro promoveu discussão com pesquisadores e profissionais sobre o cenário epidemiológico e ações a serem intensificadas.

O sucesso das ações depende do envolvimento de cada cidadão. Ao eliminar recipientes que acumulam água, todos contribuem diretamente para a redução dos focos do mosquito. A luta contra a dengue, zika e chikungunya é diária — e começa dentro de casa. (Ascom/SES)

Leia também:

CEI Sete Anões é Destaque em Conteúdo na Feira Catarinense de Matemática

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas