Santa Catarina tem 73 municípios em situação de emergência

Setenta e três municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência por causa da estiagem. A informação é da Defesa Civil do Estado que publicará os dados oficiais nesta quinta-feira, dia 13.

A área mais atingida pela seca é o chamado Grande Oeste. Pelos dados disponíveis, são 18 prefeituras na região de Miguel do Oeste, 16 na área de Maravilha, 20 na associação de Chapecó e seis na abrangência de Concórdia. Os demais em emergência estão situados em outras microrregiões.

Retrato da estiagem em Santa Catarina com prejuízos na agricultura e impactos na pecuária – Foto SECOM do Governo Estadual

Segundo Vilson Zamboni, coordenador da regional da Defesa Civil de Chapecó, a situação se agrava a cada dia por falta de chuva. Ele informou que pelos dados da Epagri, evaporação é de dois milímetros  por dia.

As duas maiores usinas hidrelétricas da região apresentam situações contrastantes. Enquanto o lago da usina tem 77,8% de água em seu reservatório, a de Machadinho está com apenas 29,98% do volume disponível.

Ministra

Ministra Tereza Cistina recebeu informações do governador Carlos Moisés da Silva

Em visita a Chapecó nesta quarta-feira, dia 12, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, frustrou expectativas.  Ela reconheceu que a situação é grave, mas não anunciou recursos e nem outras soluções. “Não viemos propor solução nenhuma. Viemos ouvir e ver as dificuldades que os estados estão passando com essa estiagem severa”, destacou.

A ministra também esteve em Santo Ângelo (RS) e visitará Cascavel (PR) e Ponta Porã (MS).

Publicidade
Publicidade

Mais lidas

Publicidade
×