Saretta propõe convênio para fazer andar a fila das cirurgias eletivas

O deputado Neodi Saretta voltou a falar da preocupação com as longas filas de cirurgias eletivas, e propôs a realização de convênio entre Estado e municípios para amenizar a espera dos pacientes. Segundo o deputado, que também é presidente da Comissão de Saúde, o ideal seria o Estado repassar recursos aos municípios para que eles possam contratar prestadores de serviços para realizar as cirurgias, a proposta foi encaminhada ao Secretário de Estado da Saúde. “Eu tenho conversado bastante com prefeitos e secretários de saúde, pois se o Estado não conseguir executar diretamente o andamento da fila das cirurgias eletivas, então que seja feito convênio com os municípios, com repasse de valores em dinheiro, para que eles possam contratar os prestadores e fazer a fila andar com mais facilidade”, sugere Saretta.

O deputado citou que há mais de 140 mil pessoas na fila de espera por procedimentos, e isso tem se agravado com a falta de leitos de UTI adulto, infantil e neonatal, devido ao aumento das internações com doenças respiratórias e pela infestação de dengue. E voltou a pedir a ampliação de leitos. “Na verdade as UTI precisam ser ampliadas e mantidas permanentemente, era o que eu dizia no auge da pandemia que era fundamental que eles fossem mantidos. Agora com a falta de leitos disponíveis, é fundamental que o Estado agilize a contratação o quanto antes”.

UTI NEONATAL

Em relação aos leitos de UTI Neonatal, Saretta relembrou que há anos vem alertando que a capacidade ofertada pelo Estado precisa ser atualizada. Segundo ele, desde 2011 vem cobrando do Estado a implantação de mais leitos neonatal. “Há quase 12 anos eu reivindico a implantação de uma UTI Neonatal, na região de Joaçaba. Isso é fundamental para desafogar os hospitais da região, mas, infelizmente, esta reivindicação ainda não foi atendida”, finalizou o deputado.

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×