SC registra número mais alto de casos ativos de coronavírus das últimas quatro semanas

Com 8.005 pacientes em tratamento por infecção de coronavírus, Santa Catarina registrou nessa sexta-feira, 9, o número mais alto de casos ativos da doença – pessoas ainda não recuperadas – das últimas quatro semanas. Era desde 12 de setembro que o número se mantinha abaixo de 8 mil infectados ativos, dado que tirou muitas regiões do risco gravíssimo e grave para coronavírus, segundo a matriz do Estado, e serviu para balizar a maioria das flexibilizações.

Desde a última quinta-feira, 8, no entanto, o total de diagnósticos diários voltou a subir: foram notificados 1.451 novos casos na quinta e outros 1.534, na sexta, o que deixa a Secretaria de Estado de Saúde (SES) em alerta para identificar possíveis novos surtos ou mesmo um novo pico da doença, o que ainda não foi confirmado.

O levantamento da NSC é baseado em dados oficiais divulgados diariamente pelo governo do Estado, via Secretaria de Estado de Saúde. Os números são os mesmos encaminhados diariamente ao Ministério da Saúde.

Cidades com aumentos mais expressivos

Entre as 10 cidades que tiveram maior aumento de casos ativos nos últimos 30 dias em SC, quatro são da Grande Florianópolis (veja no mapa abaixo). Em escalada, aparecem São José, Palhoça, Biguaçu e a Capital catarinense, que inclusive já manifestou preocupação e reforçou o pedido de cuidados individuais aos habitantes

Somente em Florianópolis, cidade que teve o primeiro registro noticiado de coronavírus no estado, o crescimento foi de 91%. Nessa sexta-feira, a Capital até passou Joinville em número de casos ativos depois de meses figurando entre a 2ª e 5ª posição no rankig de ativos, com 1.028 casos, segundo dados do governo estadual.

Vizinha, a cidade de São José não fica muito para trás: aparece em terceira na lista com 789 casos. Entre as duas, ainda está a cidade mais populosa do estado, Joinville, com 895 infectados ativos. Com uma distância na quantidade, Palhoça aparece em quarta posição, com 351. Biguaçu figura em sétimo, ao lado de Maravilha, no Oeste, com 104 infectados em tratamento.

Imaruí, no Sul do Estado apresenta o maior índice de casos ativos per capita: 59 para cada 10 mil habitantes. A cidade também é a que teve o maior salto proporcional, 15 vezes mais, saltando de 4 casos ativos em 9 de setembro para 60 em 9 de outubro.

NSC

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×