ter, 22 abr 2025, 15:09:35

SC registra terceira morte por dengue em 2021

As outras duas mortes por dengue do estado neste ano também foram registradas em Joinville. Até então, os últimos registros de óbito pela doença no estado eram de 2016, nos municípios de Chapecó e Pinhalzinho, no Oeste catarinense.

Joinville está vive uma epidemia de dengue. A Organização Mundial da Saúde define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos por 100 mil habitantes. Na cidade catarinense, o índice está é de 563,9. Segundo a Dive, 84,8% dos casos autóctones do estado estão no município.

Em nota, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica informou que acompanha a situação do município. No começo de maio, representantes da diretoria estiveram reunidos com a equipe da prefeitura, técnicos para decidir sobre ações de controle do mosquito Aedes aegypti.

Sintomas

Dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, que tem duração de 2 a 7 dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, a dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Com a diminuição da febre, entre o 3º e o 7º dia do início da doença, grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente, com melhora do estado geral e retorno do apetite. No entanto, alguns pacientes podem evoluir para a forma grave da doença.

G1

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas