qui, 12 fev 2026, 04:09:02

Chapecó confirma o primeiro caso da variante Delta

O município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, confirmou um caso positivo da variante Delta do coronavírus. A informação foi divulgada pela SUV (Superintendência de Vigilância em Saúde) na manhã desta terça-feira, 10, e confirmada pela SES/SC (Secretaria de Estado da Saúde).

O caso positivo foi de um jovem de 24 anos, morador do bairro Efapi. Segundo o gerente de Vigilância em Saúde de Chapecó, Rodrigo Momoli, ele se infectou na primeira semana de julho e teve sintomas gripais leves, mas já está recuperado. Ainda está em investigação se a infecção foi comunitária ou importada.

No Estado, a Secretaria da Saúde (SES) informou nesta terça-feira, que há mais 25 casos confirmados da variante Delta do Coronavírus em Santa Catarina. Os dados foram apurados em sequenciamento genético realizado pelo Laboratório de Referência da Fiocruz, do Rio de Janeiro. 

Com isso, até o momento o estado detectou 36 casos da variante Delta em 20 municípios. Desse total, quatro são considerados casos autóctones (de transmissão dentro do Estado), sete casos importados (transmissão fora do Estado) e 25 estão em investigação sobre o local provável de infecção.

As amostras foram selecionadas por meio da estratégia de vigilância genômica do SARS-CoV-2 em Santa Catarina, que tem como objetivo monitorar as mutações e variantes que circulam no Estado, bem como compreender os padrões de dispersão e evolução do vírus.

As equipes de vigilância em saúde dos municípios estão investigando o local de infecção de cada um, identificando se os contaminados possuem histórico de viagem para fora do Estado nos últimos dias, além de buscar o monitoramento e rastreamento de contatos próximos. 

RCN
- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas