Cada vez mais as empresas e órgãos públicos têm investido na gestão inteligente de dados. A plataforma Bright Cities faz anualmente o diagnóstico das cidades mais eficientes em gestão fiscal.
Seara foi uma das cidades catarinenses que se destacaram no ano passado, com um índice de 5,4. A média dos municípios brasileiros é 3,6. Já o índice médio das cidades de 10 mil a 20 mil habitantes é 2,9.
A plataforma utiliza metodologia conectando dados oficiais. O indicativo auxilia a analisar desempenho dos governos. Conforme o prefeito de Seara, Kiko Canale, o município foi um dos primeiros a aprovar projetos de construção quase que totalmente de forma digital. Folha de pagamento e alvarás também já dispensam o uso de papel. “Fico feliz pelo desempenho. Estamos acida da média das cidades brasileiras, mas precisamos avançar ainda mais”, disse o prefeito.
A Bright Cities incentiva a busca de soluções técnicas de inovação para as administrações se tornarem mais eficientes. “O que de alguma forma melhora a vida do cidadão”, disse Kiko Canale. Pesam para medir o desempenho do município também questões como governança, segurança, educação, empreendedorismo, tecnologia, meio ambiente e emprego e renda.
Bright Cities é uma plataforma que realiza o roteiro das cidades para que se tornem mais inteligentes todos os dias. Utilizando uma metodologia exclusiva que reúne, analisa e conecta dados de fontes oficiais, determina o desempenho de cidades de diferentes tamanhos e nacionalidades, em dez áreas de atuação. A partir da análise dos dados, a plataforma estabelece um roteiro, listando ações prioritárias, cronogramas e orçamentos para melhorar a qualidade dos serviços públicos e governo, aumentando a qualidade de vida dos moradores. Através de uma evolução gradual, cada cidade analisada pode se tornar mais eficiente e inteligente até ser totalmente convertida em uma cidade inteligente. Usando uma metodologia pioneira, a Bright Cities contribui para tornar as cidades ao redor do mundo mais eficientes e inteligentes.
ESFORÇO
Para valorizar os esforços das cidades que estão na jornada de transição digital, e que juntas com a Bright Cities estão adotando a gestão de dados como ferramenta inteligente de gestão, foi criado o Selo Bright Cities de Gestão Inteligente de Dados.
O Selo foi entregue após a finalização do ciclo de coleta e atualização dos 160 indicadores disponíveis na plataforma, vinculados a ISO 37120, de cidades e comunidades sustentáveis, e aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU). O Selo consolida a premissa da busca da utilização de dados na tomada de decisões das cidades com o principal objetivo de promover melhorias efetivas nos serviços públicos ofertados, ambiente de negócios e na qualidade de vida de seus cidadãos. Se a sua cidade recebe este Selo significa que está avançando no processo de transição digital e de um futuro mais inteligente, humano e de bem-estar.
Fonte: Folhasete