Estão abertas até o dia 29 de outubro as inscrições para seleção de bolsistas de estímulo à inovação, que atuarão a partir de janeiro de 2025 no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), nas modalidades de Produtividade e Rural. Ao todo são 115 vagas no Estado, sendo 18 para a região Oeste catarinense. O valor da bolsa mensal é de R$ 5 mil.
O Programa ALI avalia o impacto gerado pela inovação, com diagnóstico, levantamento e priorização de problemas, identificação, testagem e validação de solução, planejamento e monitoramento. “Essa é uma excelente oportunidade para quem deseja aplicar metodologias inovadoras em propriedades rurais ou micro e pequenas empresas catarinenses, com mensuração de indicadores, troca de experiência e ampliação da rede de contatos”, comenta a analista de negócios do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf.
No ALI Produtividade o objetivo é desenvolver atividades de extensão tecnológica que permita avaliar o impacto da inovação na produtividade dos pequenos negócios. O intuito é promover melhorias na gestão, com foco no aumento do faturamento e na redução dos custos. As ações ocorrem em ciclos de até seis meses com visitas presenciais às empresas e encontro coletivos.
No ALI Rrural o objetivo é promover o extensionismo tecnológico, estimular a pesquisa e o desenvolvimento de ações inovadores para as empresas rurais. As melhorias envolvem processos produtivos, redução de custos, controles gerenciais, marketing e vendas, tornando-as inovadoras e mais sustentáveis. A dinâmica acontece em ciclos de até 12 meses, com visitas presenciais às propriedades e encontros coletivos.
VAGAS
Na região oeste catarinense são 18 vagas, sendo 11 para o ALI Produtividade e 7 para o ALI Rural. Os municípios para base de atuação são: Chapecó, Concórdia, Iporã do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho, Quilombo, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Xanxerê.
Na modalidade ALI Produtividade, como requisitos que conferem pontuação adicional, estão: experiência de pelo menos seis meses em gestão, empreendedorismo, inovação ou pequenos negócios; e formação dos cursos de Administração, Engenharias, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Design e Sistema de Informação.
Para a modalidade ALI Rural é necessário ter formação acadêmica em nível superior em: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Zootecnia, Gestão do Agronegócio, Tecnólogo em Agronegócio, Tecnólogo em Alimentos ou em áreas correlatas das Ciências Agrárias ou dos Alimentos, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Se tiver experiência na área de pelo menos seis meses em atividades realizadas em propriedade rural obtém pontuação adicional.
Para mais informações acesse o edital no link: https://sebrae.sc/ali.