Semana terá grande variação térmica e mudança nas condições do tempo em SC

A nota meteorológica da Defesa Civil, emitida nesta segunda-feira, 14, indica que a semana começou com predomínio de tempo firme e temperaturas mais baixas em SC. A atuação de um sistema de alta pressão favoreceu o declínio das temperaturas, com marcas entre -2°C e 4°C em áreas do Planalto Sul, entre 3C e 8°C em áreas do Litoral Sul e Grande Oeste e de 8°C a 13°C nas demais áreas do Estado. 

Na terça-feira (15/08), o tempo segue firme no estado. Há condição para formação de nevoeiros na madrugada e amanhecer e também de geada na Serra. As temperaturas no amanhecer ficam mais altas em relação ao dia anterior, mas ainda faz frio. A tarde as temperaturas novamente ficam agradáveis. 

Na quarta-feira (16/08) o tempo muda um pouco no estado, com aumento de nuvens do centro ao norte e com condições para chuva isolada, que no período da tarde pode vir acompanhada por trovoadas. As temperaturas seguem em elevação, principalmente na tarde quando as máximas superam 30°C em pontos do Extremo Oeste e Litoral Sul.

Entre quinta e sexta-feira (17 e 18/08), a intensificação do fluxo de ar quente para o estado (condição típica pré-frontal) favorece aumento significativo das temperaturas com máximas variando entre 28°C e 34°C na maioria das regiões.

No decorrer da sexta-feira (18) a passagem de uma frente fria por SC, provoca chuva e temporais, que começam pelas áreas de divisa com o RS e se estendem para as demais regiões. Entre os Planaltos, parte da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, em função do maior aquecimento, os temporais tendem a intensificar. 

No final de semana, o tempo volta a ficar firme em SC com a chegada de uma massa de ar frio e seco, que também declina de forma significativa as temperaturas.  

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

Leia também:

Concórdia implanta serviço para pacientes com diagnóstico de Fibromialgia e Desfiladeiro Torácico

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×