Servidores de Seara resistem à suspensão do reajuste de 3,92%

0
117

Servidores públicos municipais de Seara marcaram presença na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, dia 12. Em pauta, o projeto do Executivo que suspende a revisão anual de 3,92% nos salários.

Os vereadores votaram contra a tramitação da matéria em regime de urgência.  Assim, o Sindicato da categoria entende que ganha tempo para buscar uma saída, inclusive via judicial.

Sessão da Câmara de Vereadores de Seara realizada nesta segunda-feira, dia 12

Entenda a matéria
 
Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) encaminhou ofício aos órgãos públicos estaduais e municipais sobre o entendimento da Corte a respeito da Revisão Geral Anual (RGA).

O TCE/SC informou que é vedada, durante a vigência da Lei Complementar 173/2020, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, a concessão da Revisão Geral Anual dos salários dos servidores públicos.

A Corte de Contas reforça que as revisões concedidas durante a vigência da Lei Complementar devem ser tornadas sem efeito imediatamente, mesmo sem a prévia revogação da lei ou outro ato normativo que a tenha concedido, ficando suspensos os pagamentos e retornando a remuneração dos servidores aos valores anteriormente estabelecidos. A posição do TCE/SC, tomada em plenário, decorre de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e foi aplicada pelo próprio Tribunal de Contas.

Também pelo entendimento, conforme jurisprudência, os valores recebidos de boa-fé pelos servidores até o dia 30 de junho, resultantes da concessão da Revisão Geral Anual no período de vigência da Lei Complementar 173, não precisam ser devolvidos em razão da natureza alimentícia da verba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui