ter, 11 nov 2025, 14:26:02

Sessão especial celebra os 50 anos da Embrapa Suínos e Aves

Os deputados Altair Silva (esquerda) e Neodi Saretta (direita), entregaram uma placa comemorativa a Everton Luis Krabbe, da Embrapa Suínos e Aves. (Fotos: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL)
Os deputados Altair Silva (esquerda) e Neodi Saretta (direita), entregaram uma placa comemorativa a Everton Luis Krabbe, da Embrapa Suínos e Aves. (Fotos: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL)

A Assembleia Legislativa realizou, na noite da segunda-feira (10), uma sessão especial para celebrar os 50 anos da Embrapa Suínos e Aves. A solenidade exaltou o papel da instituição, sediada em Concórdia, no desenvolvimento da pesquisa, inovação e tecnologia que impulsionam o agronegócio catarinense e brasileiro.

O proponente da homenagem, realizada no Plenário da Alesc, foi o deputado Altair Silva (PP), que preside a Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Na ocasião, ele destacou a importância da iniciativa.

“A Embrapa tem um papel muito importante no desenvolvimento do agro catarinense. A suinocultura e a avicultura, que são os principais produtos de exportação do estado, passam pelo trabalho que a Embrapa desenvolveu ao longo desses 50 anos em pesquisa, em um trabalho de orientação em parceria com as agroindústrias e cooperativas. Por isso, aos seus 50 anos, recebe uma justa homenagem por todo o trabalho que está fazendo.”

O deputado Neodi Saretta (PT), por sua vez, declarou que a Embrapa tem estado na vanguarda da inovação e pesquisa agrícola – dedicada a aumentar a produtividade, a sustentabilidade e a competitividade da agricultura brasileira. Por seus esforços, disse, a empresa transformou a vida de inúmeros agricultores e contribuiu significativamente para o crescimento econômico e para a segurança alimentar global, sendo justa a homenagem prestada pelo Parlamento catarinense.

“Creio que o que se faz hoje nos 50 anos da Embrapa Suínos e Aves é um mínimo que Santa Catarina pode fazer para o reconhecimento desta empresa tão importante para o Brasil e para o nosso estado. Parabéns a todos que construíram e constroem essa história e esse trabalho.”

Criada em 1975, a Embrapa Suínos e Aves contribuiu para o crescimento das cadeias produtivas de suínos e aves. Ao longo das cinco décadas, proporcionou avanços em melhoramento genético, sanidade animal, nutrição e capacitação.

Durante o evento, também foram homenageadas instituições e personalidades ligadas à trajetória da Embrapa Suínos e Aves. Entre os reconhecidos estão órgãos públicos, entidades representativas do setor produtivo e lideranças empresariais.

Na condição de chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Luis Krabbe destacou o reconhecimento prestado pela Assembleia Legislativa.

“É um momento muito especial, são 50 anos de uma trajetória intensa, de um começo em que a avicultura e a suinocultura eram muito pouco tecnificadas, e hoje nós chegamos a uma situação em que o Brasil, já há alguns anos, é uma liderança mundial na produção de proteína de suínos e aves.”

Ele também apontou os desafios enfrentados pela entidade. “Faz-se gestão com pessoas, com processos gerando produtos importantes para a sociedade. Pessoas motivadas, qualificadas — esse é um patrimônio que nós temos muito na Embrapa e no qual estamos investindo sistematicamente. O desafio maior também é essa questão das informações, que fluem numa velocidade impressionante, e a gente poder fazer parte disso sistematicamente.”

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, também participou da solenidade. Ele ressaltou o apoio da Embrapa ao setor produtivo de Santa Catarina.

“A Embrapa exerceu e continua exercendo um papel primordial. Ela é a protagonista do êxito que o Brasil teve no agronegócio e que ocupou esse espaço, sendo hoje o grande fornecedor de alimentos para o mundo todo. Nós estamos aqui muito honrados de participar desse evento e gostaríamos de parabenizar a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na pessoa do deputado Altair Silva, que teve essa feliz ideia.”

Protocolo de sustentabilidade

A noite também foi marcada pela assinatura de um contrato de cooperação técnica para a construção dos protocolos de sustentabilidade da suinocultura e avicultura catarinenses.

Além da Embrapa, também subscreveram o documento o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), a Associação Catarinense de Avicultura (Acav), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), a Federação das Cooperativas Agrícolas de Santa Catarina (Fecoagro), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Homenageados

Embrapa Suínos e Aves.
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina.
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
Federação das Cooperativas Agrícolas de Santa Catarina (Fecoagro).
Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).
Associação Catarinense de Avicultura (Acav).
Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).
Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne).
Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa).
Moacir Sopelsa — deputado estadual de 1999 a 2023; secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura de 2003 a 2006; secretário da Agricultura e Pesca de 2015 a 2018.
Odacir Zonta — deputado federal por Santa Catarina de 2003 a 2011; deputado estadual de 1995 a 2003; secretário da Agricultura do Estado de Santa Catarina nos períodos de 1985 a 1987 e de 1999 a 2002.
Luiz Fernando Furlan — ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio de 2003 a 2007; presidente do Conselho de Administração do Grupo Sadia de 1993 a 2003 e de 2008 a 2011.
Neivor Canton — presidente da Copérdia de 1995 a 2007; atual presidente da Aurora Alimentos e vice-presidente para Assuntos Estratégicos da Fiesc.
Mário Faccin – CEO da Master Agroindustrial.
Ivomar Oldoni – diretor do Centro de Inteligência e Excelência Operacional da BRF.
Irani Pamplona Peters – diretora-presidente da Pamplona Alimentos S.A.
Amálio Nobre Júnior – inspetor do Sistema de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Osório Dal Bello — integrante do Conselho Assessor Externo da Embrapa Suínos e Aves de 2010 a 2011; presidente do Sindicarne-SC de 2009 a 2015; diretor global de Excelência e Inovação Agropecuária na JBS desde 2019.
Paulo Tramontini — um dos autores da mobilização para criação da Embrapa Suínos e Aves em 1975; presidente da ACCS de 1969 a 1986 e de 1995 a 2003. (RCN)

Leia também:

Xavantina inaugura na sexta-feira, 14, a Sala do Empreendedor

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas