Sessão solene destaca papel da Embrapa do desenvolvimento de SC

 Ato aconteceu nas dependências do IFC Concórdia./Foto: Rodolfo Spíndola/Agência Alesc

Os 50 anos da Embrapa e os 48 anos da Unidade de Suínos e Aves de Concórdia foram celebrados em sessão solene na noite desta sexta-feira (22), realizada pela Assembleia Legislativa no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Concórdia. A solenidade foi proposta pelos deputados Neodi Saretta (PT) e Massocco (PL).

“É de extrema importância o trabalho desenvolvido pela Embrapa em Concórdia, no estado, no Brasil e também no mundo”, destacou Massocco. “Concórdia e o Oeste catarinense se transformaram em referência no agronegócio e isso se deve muito a esse trabalho.”

“A Embrapa transformou a vida de milhares de agricultores e contribuiu para o crescimento econômico do Brasil e para a segurança alimentar no mundo”, completou Saretta. “Durante a pandemia da Covid, a Embrapa de Concórdia foi além e abriu seu laboratório para realizar exames da doença. Isso só demonstra a importância dessa empresa.”

O presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne), José Antônio Ribas Junior, falou em nome dos homenageados e destacou os números expressivos do agronegócio brasileiro, com a liderança na produção de proteína animal.

“Isso não foi alcançado à toa. Por trás disso, tem a mão de muita gente, do agricultor, das cooperativas, da agroindústria e fundamentalmente da área de geração de conhecimento e pesquisa, que é desempenhado pela Embrapa”, disse. “Essa homenagem é muito mais do que merecida. Que o sucesso alcançado até aqui sirva de inspiração para o futuro.”

O chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, agradeceu pela homenagem e recordou as circunstâncias em que a empresa foi criada, 50 anos atrás. Na época, o Brasil importava boa parte da carne e dos grãos que consumia. Graças ao trabalho iniciado pela Embrapa, o país se transformou em potência mundial do agronegócio.

No caso de Santa Catarina, Krabbe destacou que a atuação da Embrapa impactou na qualidade de vida de muitos municípios o interior e transformou Santa Catarina no maior exportador de carne suína no Brasil, responsável neste ano por 55% de todas as vendas para o exterior. “A Embrapa trabalha não apenas para o agronegócio, trabalha para todos os agricultores do Brasil”, disse. “Trabalha também na redução da pobreza, na inclusão social.”

O prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela unidade local da Embrapa no desenvolvimento econômico do município. “Graças a esse trabalho de pesquisa científica, somos o maior produtor de suínos de Santa Catarina e o segundo maior de frangos no estado”, comentou.

A sessão solene contou com a participação de vereadores de Concórdia, entre eles o presidente da Câmara Fábio Ferri, autoridades policiais e representantes do IFC e da Universidade de Passo Fundo, além de servidores da Embrapa.

Homenageados:

Embrapa, representada pelo chefe-geral da Unidade de Suínos e Aves, Everton Krabben;

Unidade Embrapa de Suínos e Aves, representada pelo diretor Franco Martins.

Instituições parceiras da Embrapa homenageadas:

Prefeitura de Concórdia;

Centro de Diagnostivo de Sanidade Aminal (Cedisa);

Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS);

Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de Santa Catarina (Sindicarne);

Copérdia;

Aurora Coop;

Cidasc;

Epagri;

Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC).

Servidores e pesquisadores da Embrapa homenageados:

Élvio de Oliveira Flores;

Dirceu João Duarte Talamini;

Elsio Antônio Pereira de Figueiredo;

Janice Reis Ciacci Zanella;

Jonas Irineu dos Santos Filho (in memoriam);

Jerônimo Antônio Fávero (in memoriam);

José Rinaldi Feitosa Brito;

Nelson Morés;

Liana Brentano;

Doralice Pedroso de Paiva;

Delsi Schneider dos Santos.

(Fonte: Marcelo Espinoza/AGÊNCIA AL) Rádio Aliança

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×