Setor de serviços de SC cresceu 3,4% em agosto

Segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (14), o volume do setor de serviços de Santa Catarina cresceu 3,4% em agosto. Este é quarto mês consecutivo de alta para o segmento. O resultado ficou acima da média nacional, que foi de 2,9%.

Apesar da recuperação dos serviços catarinenses nos últimos meses, as atividades ainda não chegaram aos patamares do ano passado. Na comparação com agosto de 2019, o setor registra retração de 4%.

O principal responsável pela queda são os serviços prestados à família, que caíram 34,5% no período. O setor ainda tem sofrido com as restrições impostas pela pandemia, já que as pessoas têm evitado ou utilizado com menos frequência serviços como alimentação fora de casa, salões de beleza, jardinagem etc.  

No período, o único segmento que registrou alta foram os serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceram 20,7%. Já os serviços de informação e comunicação (-7,9%) e de transportes (-2,3%) ainda estão em baixa em relação ao ano passado.

Acumulado 

Entre janeiro e agosto deste ano, o setor de serviços catarinense acumula retração de 7,9%. Apesar da queda, o resultado ainda está acima da média nacional, que é de -9%. No período, o único Estado que registrou alta foi Rondônia, com crescimento de 3,5%.

RCN

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×