O montante foi integralizado junto a Cota Capital dos associados em 29 de dezembro, último dia útil de 2023. O rendimento é calculado com base na média do valor mantido por cada cooperado, e o crédito é realizado após o fechamento de cada ano. Para verificar os valores pagos, basta ao cooperado do Sicoob Crediauc acessar o App Sicoob no ícone “extrato cota capital mês dezembro”, ou consultar a agência onde possui a sua conta ativa.
O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, falou que o capital social é uma parte importante que compõe o patrimônio líquido da instituição e, que além de ser uma garantia de sustentabilidade financeira para a instituição, oferece boas vantagens aos cooperados.
“Quanto mais recursos tivermos disponíveis na cooperativa, incluindo o Capital Social, maiores serão as possibilidades de atender as demandas de crédito dos nossos cooperados. Por outro lado, quanto maior for o valor da cota mantida pelo cooperado, mais vantagens ele terá nos negócios efetivados com o Sicoob Crediauc, como na busca por crédito, por exemplo, onde ele tem acesso a taxas de juros mais baixas, prazos de pagamento flexíveis e desconto parcial ou, total nos custos dos serviços prestados”, pontuou.

Outro ponto fundamental do capital social, segundo Camillo, é que o cooperado também acumula um valor monetário junto à cooperativa que faz parte do patrimônio próprio, seja pessoa física ou pessoa jurídica. “Esse é um diferencial positivo comparado aos bancos tradicionais que não contemplam esse benefício ao seu correntista”, justificou.
O presidente comentou também sobre a distribuição dos resultados (sobras líquidas da cooperativa), que é mais um dos benefícios que a instituição garante aos participantes do seu quadro social, anualmente.
“Os valores das chamadas sobras, correspondentes ao período de 2023, ainda não foram contabilizados e deverão ser divulgados oficialmente durante a Pré-assembleia Digital marcada para o dia 02 de abril em Concórdia/SC. Já os critérios para a distribuição serão propostos pela cooperativa e avaliados pelos Delegados na Assembleia Geral Ordinária – AGO, programada para o dia 17 de abril, também em Concórdia (SC). Em havendo aprovação na ocasião, a tendência é de que os recursos provenientes das sobras sejam repassados aos cooperados até o final do mês de abril”, concluiu o dirigente.