Sul do Brasil deverá ter chuva e depois frio muito intenso

O metereologista Leandro Puchalski divulgou a previsão do tempo para essa semana em sua página no site da NSC. Confira:

A região Centro Sul do Brasil deverá ter uma segunda quinzena de agosto bem movimentada nas condições do tempo. É muito importante destacar que a previsão de chuva com altos volumes deverá ocorrer muito entre os Estados do MS, PR e SP. Porém, as nossas cidades do Norte e Vale do Itajaí também poderão ter alguns volumes de chuva maiores ao longo desta semana.

Abaixo separei simuladores do tempo para ilustrar o que poderemos ter de chuva ao longo da semana. Observem que os volumes maiores nos três modelos são para o Paraná. Porém, a nossa região Norte e até mesmo a região entre Vale do Itajaí e Grande Florianópolis poderão ter volumes maiores de chuva.

Chuva (mm) prevista de hoje até sexta-feira(Foto: Modelo GFS)

Observem que pelo modelo americano há possibilidade de mais de 200 mm no PR com volumes abaixo de 100 mm em parte de SC.

Chuva (mm) prevista de hoje até sexta-feira(Foto: Modelo Icon)

Já o modelo alemão mostra volumes até um pouco maiores no PR, mas um pouco menores – 35 a 50 mm – na faixa Leste de SC.

Chuva (mm) prevista de hoje até sexta-feira(Foto: CMC)

O modelo canadense mostra volumes ainda maiores no PR com picos de 50 a 70 mm em boa parte de SC.

ATENÇÃO: Independente do modelo, chamo atenção para as nossas cidades de divisa com o PR que tem maior chance de chuva forte nesta semana.

Como essa chuva deverá ocorrer:

Entre hoje e segunda vamos ter mais aberturas de sol no Oeste e muitas nuvens em boa parte do Estado. Porém, pouca chuva. Ocorrendo é fraca e pontual. Já entre terça –especialmente à tarde – e o decorrer da semana é que deveremos ter boa parte dessa chuva. Importante acompanhar a previsão no dia a dia.

Frio muito forte. Poderá ser histórico?

Outra informação muito importante é o frio de quinta-feira – dia 20 – em diante. Uma intensa massa de ar frio polar tem previsão de avançar de maneira continental, ou seja, sobre boa parte do Brasil. O frio deverá chegar com intensidade no Norte, Centro Oeste e Sudeste do país. 

Aqui em Santa Catarina o frio deverá começar na quinta quando a menor temperatura não deverá ocorrer no amanhecer e, sim, no final do dia a medida que o ar polar avançar. Por se tratar de um deslocamente pelo continente, o frio deverá ficar por alguns dias. Temperaturas negativas são esperadas não só para a Serra, mas para Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte. Alguns dias bem abaixo de 0°C na Serra. Frio que será forte até no Litoral de SC.

Assim como os simuladores de chuva, os simuladores desse frio são divergentes. Uns mostram o frio muito intenso e outros intenso. Apesar de ser uma previsão de 48h de antecedência, hoje com 96 h de antecedência, há condições de neve entre o final do dia 21 e o decorrer do dia 22. ATENÇÃO que alguns simuladores indicam neve até fora da Serra pegando não só Planalto Norte, mas também o Meio Oeste catarinense. Alguns simuladores indicam neve até mesmo na região de Curitiba.

Essa previsão de frio intenso – especialmente de neve – precisa ser muito bem acompanhada nos próximos dias já que poderá ter mudanças na previsão, sobretudo em relação a neve. 

Importante que prefeitos estejam atentos a esse previsão para melhor auxiliar pessoas mais vulneráveis.

Leandro Puchalski

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×