TRE-SC e OAB/SC assinam parceria para aferição de urnas

Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE/SC), desembargador Jaime Ramos, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC), Rafael Horn, assinaram nesta quarta-feira (21) um termo de cooperação para as eleições municipais de 2020.  

O documento prevê que a OAB/SC sedie o procedimento de checagem e aferição das urnas. Haverá um sorteio de quatro unidades aleatórias entre as 13 mil urnas de Santa Catarina, na manhã de 14 de novembro, véspera do primeiro turno.

“No sábado, os advogados, colaborando conosco, preencherão cédulas físicas que serão digitadas na urna eletrônica. No dia, será verificado se coincide a votação, ou não. […] Nunca aconteceu de não coincidir”, disse Ramos.

A principal preocupação é garantir a lisura do processo e combater informações de que a urna eletrônica não é segura ou é suscetível a irregularidades. Para isso, todo o processo de aferição será filmado e os partidos são convidados a participar.

“A Ordem desde sempre acompanha o processo eleitoral em Santa Catarina. […] Sediaremos a votação paralela principalmente depois das polêmicas do pleito eleitoral passado, a validade das urnas eletrônicas e fake news“, afirmou Horn.

“As urnas do TRE já são utilizadas nas próprias eleições da entidade, que confia muito nas urnas eleitorais pois elas têm trazido tranquilidade aos pleitos. Com essa parceria, a OAB quer trazer confiança”, complementou.

RCN

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×