Usinas monitoram situação das cheias no Rio Grande do Sul e das chuvas em SC

O Consórcio Itá publicou nota na noite desta quinta-feira, 2 de maio, informando que está monitorando a situação das cheias no Rio Grande do Sul e os consequentes reflexos para o funcionamento da Usina. O risco potencial aumenta em função das fortes chuvas também em Santa Catarina. No momento a barragem está com 80% de sua capacidade e a vazão está em 10%.

Confira a nota:

O Consórcio Itá informa que a Usina Hidrelétrica Itá está acompanhando o cenário de chuvas extremas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No momento, o reservatório se encontra com 80% da sua capacidade de armazenamento. Para controle do nível d’água no reservatório o vertedouro está sendo operado com uma vazão de 5.000 m³/s, que representa 10 % de sua capacidade. As manobras do vertedouro são preventivas, visando garantir a segurança de todos. Ressaltamos que a Usina e as estruturas da barragem estão totalmente íntegras e seguem operando normalmente.

Veja nota da Foz do Chapecó:

A Foz do Chapecó Energia comunica que “estamos passando por um período de vazões elevadas. Por conta das fortes chuvas que ocorrem na região da bacia hidrográfica do rio Uruguai. A previsão é de continuidade ao longo das próximas horas.

Salientamos que a mesma opera em condições normais de segurança, e que todas as estruturas são monitoradas em tempo real por equipe especializada.

A Foz do Chapecó Energia atende integralmente os requisitos da lei de segurança de barragens e mantém uma parceria e comunicação constante com as Defesas Civis que atuam na região, inclusive através de protocolos conjuntos em situações de emergência”.

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×