Um vazamento de ácido sulfúrico mobilizou o Corpo de Bombeiros na tarde desta quarta-feira, 5, em uma empresa localizada na Rua Theobaldo Schmatz, no Distrito Industrial de Pinhalzinho.
De acordo com os Bombeiros, cerca de 100 litros do produto químico vazaram do reservatório, que continha aproximadamente 5 mil litros em estoque. Quando a guarnição chegou ao local, os funcionários da empresa já haviam identificado a origem do vazamento e iniciavam a contenção utilizando cal, substância comumente aplicada para neutralização do ácido.
Os bombeiros realizaram o isolamento da área e orientaram a retirada das pessoas que ainda permaneciam no ambiente, acompanhando os procedimentos de segurança durante todo o processo de neutralização.
Uma pessoa que trabalhava próximo ao vazamento teve contato físico com o ácido e também inalou os gases produzidos pela reação química entre o ácido e a cal. Segundo os Bombeiros, a vítima apresentava pressão arterial elevada (170/70 mmHg), alteração de batimentos cardíacos (140 bpm), além de palidez, sudorese e formigamento nas extremidades. Após avaliação, ela foi conduzida ao Pronto-Socorro da Associação Hospitalar Beneficente de Pinhalzinho.
Após a estabilização do ambiente e controle total do vazamento, o local foi liberado com orientação para monitoramento e medidas de prevenção para evitar novos incidentes.
O ácido sulfúrico é um produto altamente corrosivo e seu manuseio requer protocolos rígidos de segurança. É um dos ácidos mais importantes e utilizados na indústria.





