Vereadora cobra agilidade no retorno dos exames Covid

Na sessão da Câmara de Vereadores de Seara desta segunda-feira, 3, a vereadora Mari Bedin mostrou preocupação com relação a demora dos resultados dos testes de Covid-19. A reportagem da Belos FM entrou em contato com Claudio Piva da Agencia Regional de Saúde de Concórdia. Ele é o responsável pela logística do envio das amostras da região para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Joaçaba, que faz a triagem e envia para a Embrapa. Segundo Claudio, no momento, apenas exames de urgência estão sendo realizados pela empresa de Concórdia. “Nós estamos com problema numa máquina da Embrapa, que não tem mais calibração e é pra chegar uma nova máquina dia 6. Nesse momento somente são realizados os exames de urgência”.

A responsável pelo Lacen de Joaçaba, a bioquímica Silvana Lunelli explica que o laboratório atende os municípios da região meio-oeste e do extremo oeste de Santa Catarina, totalizando mais de 140 cidades, então há uma grande quantidade de amostras recebidas. “O volume de exames aumentou muito e está sendo encaminhado pra fora. Está havendo essa demora porque todos os laboratórios do país estão encaminhando as amostras pros mesmos locais. A demanda aumentou demais”.

A vereadora Mari Bedin pediu que os órgãos de Saúde continuem cobrando os laboratórios responsáveis pelos resultados dos exames. “A comunidade pede que o poder público tenha mais persistência na cobrança aos órgãos competentes pelos resultados dos exames”.

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×