O município de Xanxerê registrou nesta terça-feira, dia 4, o primeiro óbito de paciente diagnosticada com dengue e chikungunya. A vítima, uma jovem de 22 anos, estava internada em estado crítico no Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó.
Ela morava no bairro Vila Sésamo e havia testado positivo tanto para dengue quanto para chikungunya recentemente. Segundo a Secretaria de Saúde, a paciente não apresentava comorbidades.
A coordenadora da Vigilância em Saúde de Xanxerê, Caroline Cenzi, informou que, embora a origem da contaminação da paciente não tenha sido identificada, ações de prevenção e controle começaram imediatamente.
“Desde o primeiro caso de Chikungunya, ativamos o comitê intersetorial, iniciamos a aplicação de fumos nos bairros e começamos a aplicar o inseticida peridomiciliar. Esse processo inclui ciclos de aplicação em torno da residência do paciente positivo e nas casas vizinhas”, explicou Caroline.
Ela também destacou que o município permanece em alerta devido ao surto. “Temos registrado novos casos todos os dias, com pacientes procurando atendimento nas unidades de saúde”, acrescentou.
A coordenadora reforçou que, se os sintomas indicarem dengue ou chikungunya, a população deve procurar imediatamente as unidades de saúde ou utilizar o serviço de telemedicina, que está disponível para garantir o atendimento rápido.
Casos em Xanxerê
De acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira, dia 4, Xanxerê tem atualmente 4 casos confirmados de dengue e 16 de chikungunya. Apenas um paciente está hospitalizado.
Com informações Aliança/ OESTE MAIS