Com o objetivo de verificar as estruturas em construção do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em Itá, uma equipe da Casan – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento fez uma visita técnica nas obras nesta quarta-feira (29). A vistoria foi guiada pelo engenheiro Sanitarista, Daniel Bocchese, responsável pelo setor de Operação e Manutenção de Esgoto da Superintendência Regional do Oeste, e contou com a presença do chefe de Agência em Itá, Edson Comin.
Durante a visita, a equipe inspecionou vários pontos do Município onde estão sendo construídas 13 Estações Elevatórias. “Estas estruturas são essenciais para transportar o esgoto até a Estação de Tratamento, onde passa por processos de purificação utilizando o sistema de lodos ativos”, explica Bocchese. “Nesse sistema, os efluentes passam por um tanque de aeração, buscando destruir poluentes orgânicos com bactérias estimuladas pelo oxigênio”, completa.
Todas as obras estão dentro do cronograma estabelecido, com previsão de conclusão em março de 2025. “As elevatórias são necessárias devido à geografia de Itá, que impede o transporte dos efluentes por gravidade até a ETE. Cada elevatória terá duas bombas para assegurar a eficiência do sistema e garantir que o esgoto seja bombeado de forma automatizada”, afirmou o engenheiro.
O sistema é monitorado por equipamentos automáticos que alertam sobre qualquer problema. A Estação de Tratamento de Esgoto em Itá opera atualmente, com 20% de sua capacidade máxima. Com a conclusão das obras nas elevatórias e conexões, a expectativa é que a unidade opere com 80% de sua capacidade. A Companhia ainda prevê a urbanização do local, incluindo a construção de uma guarita, colocação de pavimentação interna, drenagem pluvial e Casa de Operações.
Leia também:
Após mais de 50 dias de greve, aulas serão retomadas no IFC-Concórdia