Seara investe em estratégias para fortalecer o turismo

A Administração Municipal de Seara tem investido em estratégias para fomentar um importante segmento para o desenvolvimento econômico territorial: o turismo. Prova disso é a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com o Sebrae/SC, que busca incentivar o empreendedorismo, fortalecer os pequenos negócios locais e criar um ambiente favorável aos negócios.

O processo de elaboração do planejamento é democrático e conta com a contribuição de aproximadamente 30 pessoas (Foto: Divulgação)

Pelo programa está em elaboração o Plano Estratégico do Turismo, que visa definir as ações necessárias para promover o desenvolvimento sustentável do setor. O trabalho compreende análise do mercado turístico (demanda e oferta), da infraestrutura básica e dos serviços gerais encontrados, do quadro institucional, dos aspectos socioambientais, além da missão e visão do turismo, estratégias de desenvolvimento e plano de ações.

Segundo a agente de desenvolvimento Camila Mariani o processo de elaboração do planejamento é democrático e conta com a contribuição de aproximadamente 30 pessoas, entre empreendedores, produtores rurais e lideranças municipais ligadas ao setor. “Nesta semana realizamos o II Seminário do Turismo, no auditório municipal João Furlanetto, com a intenção de discutirmos medidas e estratégias que nortearão o desenvolvimento dessa atividade econômica em Seara e de avaliar o potencial turístico local”, comentou.

Planejamento é essencial por fornecer subsídios que contribuirão para o desenvolvimento do setor e a tomada de decisão estratégica (Foto: Divulgação).

O prefeito Edemilson Canale explicou que a partir do diagnóstico realizado no município as consultoras credenciadas ao Sebrae/SC trabalharão sobre o propósito, a direção a seguir, as oportunidades existentes e os produtos turísticos. “O Plano Estratégico do Turismo é uma ferramenta fundamental para definição de medidas necessárias para promover de maneira sustentável o setor. Afinal é através dele que mostraremos onde estamos, quem somos, quais são nossos potenciais e onde podemos chegar. É muito mais do que um documento, será nossa bússola rumo ao futuro, que temos a certeza de que será de colheita”, analisou.

Segundo a superintendente municipal de cultura Elaine Aigner Benetti esse planejamento é essencial por fornecer subsídios que contribuirão para o desenvolvimento do setor e a tomada de decisão estratégica tanto da Administração Pública quanto da iniciativa privada. “Estamos na fase dos trabalhos em grupos e já abordamos várias temáticas. A próxima etapa será em outubro para validar o Plano Estratégico de Turismo. Observamos que essa parceria com o Sebrae/SC tem sido fundamental para o crescimento desse setor”, destacou ao comentar que o município também contratou 173 horas de consultorias na área do turismo.

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a região oeste catarinense tem um grande potencial turístico que precisa ser incentivado, composto por belezas naturais, atrativos turísticos consolidados e em potenciais, além de um povo muito hospitaleiro. “Esse planejamento proporciona vislumbrar um novo ciclo econômico, com a diversificação das atividades econômicas, valorização e reconhecimento do território, além de novas oportunidades de empreendimentos, empregos e incremento na economia”, ressaltou.

Nesta semana foi realizado o II Seminário do Turismo, no auditório municipal João Furlanetto, com a intenção de discutir medidas e estratégias (Foto: Divulgação).
A partir do diagnóstico realizado no município as consultoras credenciadas ao Sebrae/SC trabalharão sobre o propósito, a direção a seguir e as oportunidades (Foto: Divulgação).
- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas