Em alguns bairros de Seara, na manhã deste sábado, 19, é realizada orientação de combate à dengue.
Em Santa Catarina é Dia D
Com o objetivo de combater a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, Santa Catarina realiza neste sábado, 19, o Dia D de Mobilização. Várias ações preventivas serão realizadas no estado para alertar sobre a necessidade de eliminar os possíveis criadouros do mosquito.
A participação da sociedade é fundamental para impedir a transmissão e o avanço das doenças causadas pelo Aedes aegypti, como reforça a bióloga da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Tharine Dal-Cim.
Medidas como manter as lixeiras fechadas, evitar o uso de água nos pratos debaixo dos vasos de plantas, tratar a água da piscina com cloro e limpá-la semanalmente, além de manter ralos fechados e desentupidos são algumas ações que ajudam a eliminar os criadouros do mosquito.
Em Santa Catarina, a Secretaria de Saúde atualizou o Plano de Contingência para o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya com base na transmissão da dengue registrada neste ano. A atualização irá ajudar a qualificar a atuação do estado para mudar o atual cenário de incidência das doenças. Os planos a serem colocados em prática com base nessa atualização estão disponíveis no site dive.sc.gov.br.