A Secretaria Municipal da Saúde de Seara divulgou o vacinômetro atualizado da Covid-19 no município. Quase 80 pessoas já estão vacinadas com a bivalente.
Não há casos ativos de coronavírus e de dengue.
Confira o vacinômetro:
PRIMEIRA DOSE | 16.754 |
SEGUNDA DOSE | 17.018 |
PRIMEIRA DOSE DE REFORÇO | 12.671 |
SEGUNDA DOSE DE REFORÇO | 4.121 |
BIVALENTE | 78 |
TOTAL GERAL | 50.642 |
A VACINA BIVALENTE
Na segunda-feira, 27/02/2023, os municípios catarinenses começaram a fazer a aplicação do reforço da Covid com a vacina Pfizer bivalente. O foco nesta primeira fase é a população dos grupos prioritários. Esta vacina é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.
Em Seara, a imunização da bivalente ocorre a partir desta segunda-feira, 27, para as pessoas acima dos 70 anos e a população indígena. A vacina está disponivel na unidade do bairro São João nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras.
Aplicação em cinco fases
A estimativa do público-alvo desta primeira fase é de 504.771 pessoas em Santa Catarina. Entre eles estão idosos com 70 anos ou mais; abrigados e trabalhadores de instituições de longa permanência (ILPI); pacientes imunocomprometidos; e a população das comunidades indígenas e quilombolas. A aplicação do reforço com a vacina bivalente terá outras quatro fases:
- Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade (previsão de início 06/03/2023);
- Fase 3: gestantes e puérperas (previsão de início 20/03/2023);
- Fase 4: trabalhadores da saúde (previsão de início 17/04/2023);
- Fase 5: pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de liberdade (previsão de início 17/04/2023).
Além de fazer parte de um dos grupos prioritários, para receber a dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente, é imprescindível que a pessoa tenha 12 anos ou mais tenha se vacinado com pelo menos duas doses de vacina monovalente (Pfizer, Coronavac, AstraZeneca, Janssen) e tenha tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses.