Estudo de alternativas ao uso da nota eletrônica do produtor

A Portaria Conjunta da Secretarias da Fazenda e Agricultura, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, dia 8,  criou um grupo de trabalho para estudar e avaliar alternativas à obrigatoriedade da utilização da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFPe).

Grupo de Trabalho estuda alternativas à utilização da nota eletrônica do produtor

Por decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), o novo documento deve ser utilizado a partir de 1º de julho de 2023, em substituição à Nota Fiscal de Produtor, modelo 4.

Compete ao grupo formado em Santa Catarina, identificar e avaliar as dificuldades dos produtores para uso da nova nota fiscal, estudar a propor alternativas  para a facilitar a emissão da NFPe e avaliar a necessidade de alteração do termo inicial da obrigatoriedade.

A portaria foi assinada pelos secretários da Fazenda, Cleverson Siewert, e Agricultura, Valdir Colatto.

Entidades do setor indicam dificuldades operacionais e tecnológicas para uso da nota fiscal eletrônica já em 1º de julho deste ano.  Argumentam que não há internet disponível em todo o interior e que falta treinamento ao produtor.

A mudança da data para início da utilização depende de decisão do CONFAZ, o conselho formado por todos os secretários estaduais da Fazenda.

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×