A sessão ordinária de quarta-feira, 19, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) foi suspensa para divulgação da 8ª Festa do Agricultor e Pecuária Searaense (Faeps) e da 13ª Festa Catarinense da Suinocultura. O prefeito de Seara, Gilberto Gonçalves e a princesa do município, Anna Júlia Vivian, convidaram os parlamentares e todos os catarinenses para o evento que acontece de 4 a 6 de abril, no CTG Seara & Pampa.

A programação conta com exposições agrícolas, shows gratuitos e competições gastronômicas. De acordo com o prefeito, o ponto alto da festa é no domingo, quando ocorre a distribuição gratuita de quatro toneladas de carne suína. Beto Gonçalves ainda destacou a motivação para a festa – a grande produção agrícola e pecuária de Seara. Atualmente, o município conta com rebanho de 300 mil suínos, 28 mil bovinos de corte e leite e 3,5 milhões de frangos em 140 diferentes aviários. Também produzem 40 milhões de litros de leite por ano. O município tem o segundo maior movimento econômico no setor agropecuário do Oeste catarinense e o quarto do estado.
O deputado Altair Silva (PP) celebrou os 71 anos de Seara. Segundo o parlamentar, é “uma cidade próspera, de um povo que se dedica, é um município de muito trabalho”. Também relembrou que foi ali que surgiu uma das maiores marcas de produtos de origem animal, a Seara, que leva o nome da cidade e está presente em cerca de 140 países.
Já o deputado Mário Motta (PSD) destacou a história da festa, que teve origem como uma forma dos suinocultores superarem uma crise no setor. “E hoje é uma festa que distribui toneladas de carne suína para que as pessoas sejam incentivadas a consumi-la”.
Informações DI Regional