Grupo de Trabalho discute medidas de prevenção à Dengue em Concórdia

O grupo de trabalho de coordenação das ações de combate à dengue se reuniu nesta segunda-feira, 5, na Sala de Reuniões do Centro Administrativo Municipal, para discutir novas ações de prevenção contra a doença. A Vigilância Epidemiológica do município divulgou os números, com quatro casos positivos de dengue, sendo dois importados, além de cinco casos suspeitos da doença.

Dentre os casos positivos, um deles é da variante tipo 2, registrada pela primeira vez em Concórdia. Este dado especial preocupa a equipe, pois toda a população está suscetível de contraí-la, já que a epidemia de casos que enfrentamos em 2022 foi da variante tipo 1, e o indivíduo não é infectado duas vezes pela mesma variante, pois adquire imunidade. São, pelo menos, quatro variantes conhecidas da Dengue: os tipos 3 e 4 circulam em regiões distantes do país, mas o tipo 2 já circula em boa parte do nordeste e litoral norte catarinense. O paciente infectado pela Dengue mais de uma vez aumenta consideravelmente o risco de evoluir a doença para o tipo hemorrágica, que tem o percentual de mortalidade maior.

Sobre as ações de prevenção, são citadas o uso contínuo de repelente e a eliminação dos criadouros do mosquito, evitando objetos e locais que possam acumular água. As equipes de saúde intensificam o trabalho de visitas às casas e também aplicação de inseticida em toda a região próxima aos casos confirmados. Na próxima semana o grupo irá se reunir novamente para definir data e demais detalhes sobre uma ação a campo, que poderá ser em forma de mutirão, envolvendo a Administração Municipal, forças de segurança e salvamento, entidades e voluntários.

spot_img
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais lidas

Publicidade
×